Boas notícias no México: setor de construção cresce 3,7% mês a mês desde janeiro

By Luciana Guimaraes04 April 2022

Durante janeiro, o valor da produção das empresas de construção em números ajustados sazonalmente registrou um aumento de 3,7% em relação ao mês anterior, que é o segundo maior aumento mensal desde março de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi).

Foto: Gobierno de México

Além disso, o nível mais alto do indicador foi atingido desde março de 2020, antes da drástica queda de 12,5% em abril daquele ano, devido à pandemia de Covid-19. Segundo o instituto, em comparação mensal, durante o primeiro mês do ano o total de pessoal empregado cresceu 0,0%, as horas trabalhadas diminuíram 0,7% e as remunerações médias reais aumentaram 1,4%.

Enquanto o crescimento anual foi de 4,9, 6,4 e 3,6%, respectivamente, um dos “motores” do desempenho de janeiro foi o sub-segmento da construção (que representa 41% do total e é de responsabilidade da iniciativa privada e inclui: edifícios industriais, comerciais e de serviços, habitação e escolas), que teve um terceiro aumento mensal consecutivo em janeiro de 0,5%, o que não ocorria desde a queda de 22,4% em abril de 2020.

O transporte (com uma participação de 26,7% e envolvendo obras públicas para rodovias, estradas, pontes ou aeroportos) cresceu 9%, revertendo três meses consecutivos de números negativos. Outras construções (que representam 14% do total e se referem a instalações em edifícios e obras de alvenaria e acabamento, entre outras), cresceram 4,7% em comparação com o mês anterior.

Sobre estes resultados, o presidente da Câmara Mexicana da Indústria da Construção (CMIC), Francisco Solares, disse que o ano começou bem e que a ligeira melhora no investimento público está começando a gerar entusiasmo por uma recuperação sustentada no setor, após os meses anteriores terem visto vários altos e baixos.

“Esta é sem dúvida uma notícia muito boa que confirma nosso entusiasmo, apesar dos desafios que enfrentamos, tais como a participação do exército no desenvolvimento da infra-estrutura. Esperamos que as coisas continuem nesta direção em benefício, sobretudo, das pequenas e médias empresas, que constituem a maioria de nossos membros”, disse ele.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL