Boas notícias no México: setor de construção cresce 3,7% mês a mês desde janeiro

Durante janeiro, o valor da produção das empresas de construção em números ajustados sazonalmente registrou um aumento de 3,7% em relação ao mês anterior, que é o segundo maior aumento mensal desde março de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi).

Foto: Gobierno de México

Além disso, o nível mais alto do indicador foi atingido desde março de 2020, antes da drástica queda de 12,5% em abril daquele ano, devido à pandemia de Covid-19. Segundo o instituto, em comparação mensal, durante o primeiro mês do ano o total de pessoal empregado cresceu 0,0%, as horas trabalhadas diminuíram 0,7% e as remunerações médias reais aumentaram 1,4%.

Enquanto o crescimento anual foi de 4,9, 6,4 e 3,6%, respectivamente, um dos “motores” do desempenho de janeiro foi o sub-segmento da construção (que representa 41% do total e é de responsabilidade da iniciativa privada e inclui: edifícios industriais, comerciais e de serviços, habitação e escolas), que teve um terceiro aumento mensal consecutivo em janeiro de 0,5%, o que não ocorria desde a queda de 22,4% em abril de 2020.

O transporte (com uma participação de 26,7% e envolvendo obras públicas para rodovias, estradas, pontes ou aeroportos) cresceu 9%, revertendo três meses consecutivos de números negativos. Outras construções (que representam 14% do total e se referem a instalações em edifícios e obras de alvenaria e acabamento, entre outras), cresceram 4,7% em comparação com o mês anterior.

Sobre estes resultados, o presidente da Câmara Mexicana da Indústria da Construção (CMIC), Francisco Solares, disse que o ano começou bem e que a ligeira melhora no investimento público está começando a gerar entusiasmo por uma recuperação sustentada no setor, após os meses anteriores terem visto vários altos e baixos.

“Esta é sem dúvida uma notícia muito boa que confirma nosso entusiasmo, apesar dos desafios que enfrentamos, tais como a participação do exército no desenvolvimento da infra-estrutura. Esperamos que as coisas continuem nesta direção em benefício, sobretudo, das pequenas e médias empresas, que constituem a maioria de nossos membros”, disse ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL