BNDES lança produto de financiamento direto para compra de máquinas

Nova solução amplia o escopo do BNDES Finame Direto, incluindo possibilidade de financiamento direto para aquisição de serviços intensivos em conhecimento e/ou tecnologia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de um novo produto, chamado BNDES Máquinas e Serviços, que oferece financiamento direto para a compra de máquinas e equipamentos e de serviços de alto valor agregado na mesma operação.

A solução, que substitui o BNDES Finame Direto, amplia o escopo de itens financiáveis e de clientes atendidos, mantido o valor mínimo de R$ 20 milhões para operações diretas.“Estamos simplificando o fluxo operacional na modalidade direta, o que facilita a solicitação de crédito e agiliza as etapas de aprovação e contratação do financiamento. Com isso, estamos cumprindo a determinação do presidente Lula de ampliar o crédito e promover o desenvolvimento que o Brasil precisa”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

De acordo com Mercadante, para além do apoio à compra de máquinas e equipamentos nacionais, o novo BNDES Máquinas e Serviços passa a financiar a aquisição de serviços intensivos em conhecimento e/ou tecnologia – como os de pesquisa e desenvolvimento, gestão empresarial, engenharia, consultoria técnica e científica, tecnologia da informação, entre outros, bem como máquinas e equipamentos importados sem similar fabricados no país.

O produto está acessível ainda para entes públicos (estados e municípios), que podem utilizar o financiamento para aquisição de luminárias LED destinadas à iluminação pública e veículos para transporte público coletivo e escolar, incluindo os de baixo carbono. O BNDES Finame Direto se mantém como uma das linhas do atual produto (Linha Finame Direto).“O BNDES Máquinas e Serviços tem como principal vantagem o financiamento de itens de naturezas distintas em uma única operação, gerando ganhos de tempo e de custo para o cliente”, avalia o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Ele explica que a solução atende à demanda de financiamento direto a serviços de alto valor agregado, desvinculada de projetos de investimentos, o que ocorre em grandes empresas dos setores de energia ou indústria, por exemplo.

A solução passa a permitir a utilização de recursos, por exemplo, para a realização de estudos na fase pré-operacional de projetos de energia eólica offshore ou para a aquisição de serviços de consultoria ambiental.

Como se trata de um produto operado diretamente com o BNDES, as empresas e entes públicos interessados devem estar habilitados junto ao Banco e solicitar o financiamento pelo Portal do Cliente. Mais informações sobre o BNDES Máquinas e Serviços estão disponíveis em: www.bndes.gov.br/maquinaseservicos

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL