BID vai emprestar ao Brasil em moeda nacional

20 May 2014

Em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o chefe da direção de Infraestrutura do Banco Interamericano de Desenvolvimento divulgou o projeto de financiar obras de infraestrutura no Brasil em Reais.

O BID deverá começar com essa nova prática em outubro ou novembro, de acordo com o executivo da instituição. Jean-Marc Aboussouan informou que ainda se analisam muitos aspectos fundamentais da experiência.

Mas antecipou que os projetos financiados em Reais seriam de porte médio e com prazos longos de devolução do capital. Por porte médio, Aboussouan considerou que seriam projetos de entre R$ 50 milhões e R$ 200 milhões.

Com relação aos prazos, o executivo informou que a modalidade de empréstimo em moeda nacional ao Brasil trabalharia com projetos de cerca de 15 anos. Os primeiros desembolsos estariam disponíveis em 2015, de acordo com as previsões do diretor do BID.

O financiamento de projetos de infraestrutura no Brasil é tradicionalmente um segmento de atuação do BNDES. Com taxas de juros extremamente favoráveis para projetos e empresas nacionais, o banco público tem hoje parte importante de seu estoque de crédito colocado em vários projetos pelo país.

Ainda que certamente o BID não poderá oferecer no país as condições de juros que oferece o BNDES, muito provavelmente não lhe faltarão projetos. Especialmente na faixa dos projetos mais modestos cujos tomadores seguramente se sentirão mais confortáveis em contrair dívidas em divisa nacional. E são os mesmos que, por sua vez, fazem os projetos de menor orçamento, o que parece também confirmar a estratégia de limitar os montantes financeiros dessa modalidade de crédito para o Brasil.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL