BID financiará a construção da central hidrelétrica Chaglla no Peru
07 December 2011
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo sem garantia soberana de US$150 milhões que servirá para financiar a construção de uma usina hidrelétrica de 406 megawatts no Peru, um projeto que ajudará o país a satisfazer sua crescente demanda de energia, assim como a diversificar sua matriz energética e reduzir a emissão de carbono.
O projeto da Hidrelétrica de Chaglla se transformará na segunda maior usina hidrelétrica de energia, representando aproximadamente 13% da capacidade instalada do país em matéria de energia hidrelétrica, uma vez que esteja completada sua construção em 2016. Apesar disso, espera-se que a usina previna as emissões de gases de efeito estufa, o equivalente a 467.000 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano.
O empréstimo do BID será concedido à Empresa de Generación Huallaga SA, uma subsidiária da Odebrecht Energia SA, e que forma parte do grupo brasileiro Odebrecht.
O montante emprestado pelo BID também ajudará a financiar a construção de infraestrutura relacionada, incluindo uma linha de transmissão que ligue a usina com a rede nacional de eletricidade, assim como vias de acesso e outras instalações auxiliares.
A usina e a infraestrutura relacionada estarão localizadas no rio Huallaga, nas localidades de Chaglla e Chinchao do departamento de Huánuco.
O custo total do projeto é de US$1,2 bilhão.