A digitalização é a estratégia principal da Bentley para promover a execução de projetos de infraestrutura e o rendimento dos ativos, e é neste contexto que a execução e aproveitamento de gêmeos digitais se tornou um ponto de vital importância para a empresa.

Mas o que exatamente são gêmeos digitais? “É uma representação digital de um ativo, processo ou sistema físico, assim como a informação de engenharia que nos permite compreender e modelar seu desempenho”, diz Bethanie Buerger, diretora de gestão de produtos e execução de projetos da Bentley Systems. “Os gêmeos digitais se atualizam constantemente com dados de múltiplas fontes, incluindo sensores e levantamento contínuos, para representar seu estado, condição de trabalho ou posição quase em tempo real. É esta capacidade de atualizar constantemente o gêmeo digital que dá aos nossos usuários uma vantagem competitiva sobre os modelos 3D estáticos. Os gêmeos digitais de infraestrutura, conhecidos como iTwins, permitem aos usuários visualizar ativos, realizar um acompanhamento das mudanças e otimizar o rendimento dos ativos. Também se atualizam continuamente com dados do ativo físico. Estes dados se utilizam para compreender e modelar o rendimento do ativo”, afirma.

Criando um gêmeo

Bentley Synchro modeler pic

Os gêmeos digitais de infraestrutura são agora possíveis devido à convergência de tecnologias, incluindo a visualização 3D/4D, a modelagem da realidade, a realidade mista e a engenharia geotécnica.

O iTwins compreende dados de diferentes tipos de repositório, incluindo modelos BIM, desenhos, especificações, documentos, modelos analíticos, fotos, malhas de realidade, feeds de IoT, e recursos empresariais e dados de gestão de ativos empresariais. “Para ajudar nossos usuários em seu avanço digital, a Bentley oferece o iTwins Services, que é um conjunto de serviços na nuvem que permite às organizações criar, visualizar e analisar o iTwins”, indica Buerger.

A Bentley também se uniu à buildingSMART International, contribuindo com uma grande quantidade de conhecimentos e experiência ao programa de padronização e soluções. O iTwins admite o esquema de dados IFC (Industry Foundation Classes) do buildingSMART, que oferece à comunidade IFC interessantes possibilidades de formas abertas e interoperáveis de trabalhar com gêmeos digitais. Os iTwins da Bentley podem consumir geometria IFC e dados comerciais, através de um iModel Bridge para IFC, e exportar instantâneas em IFC. A Bentley planeja agregar o iModel Bridge para IFC à plataforma de código aberto iModel.js para gêmeos digitais.

Outras vantagens

Além de melhorar a visualização e otimizar o rendimento dos ativos com o iTwin Design Insights da Bentley, as equipes de projeto obtêm visibilidade analítica de seu trabalho, o que lhes ajuda a compreender as implicações das decisões de projeto sobre o custo, cronograma, gestão de quantidades, a segurança e outros indicadores essenciais de rendimento (KPI) em uma etapa anterior do projeto. “O iTwin Design Insights dá aos usuários a capacidade de identificar pontos críticos durante um período de tempo específico, a fim de detectar possíveis conflitos disciplinares e riscos do projeto de forma antecipada. Além disso, oferece aos usuários uma forma simples de criar um painel de inteligência empresarial para gêmeos digitais. A solução se integra com o Microsoft Power BI, o que oferece uma forma mais simples de criar painéis personalizados ao vivo”, comenta a executiva.

Por que usar?

Os gêmeos digitais ajudam os usuários a tomar decisões baseadas em dados e a obter resultados mais previsíveis. O iTwins permite aos usuários simular a logística e os cronogramas de projetos, ver o progresso, completar revisões de momento e ver um modelo 4D atualizado. Acessa-se todas a informação da construção em um só lugar, incluindo as etiquetas dos ativos, ordens de trabalho, registros de manutenção, registros de inspeção e detalhes de planejamento do trabalho, o que permite tomar decisões mais informadas e conseguir melhores resultados em todas as etapas.

Segundo Buerger, algumas das principais vantagens na implementação do iTwins são: i) visualização de projetos: os gêmeos digitais permitem os usuários realizar rapidamente sequência de construção e simulações, para que possam detectar e resolver erros antes que comece a construção; ii) as equipes de projeto reduzem tempos de trabalho, e portanto, custos; iii) podem determinar a análise do projeto antes de sair ao local de trabalho; iv) podem ter uma significativa redução dos custos de produção; e v) permitem o monitoramento do projeto em tempo real com um contexto visualizado.

Um gêmeo digital é compatível com todo o ciclo de vida de um projeto e um ativo dentro de um projeto. A criação de um gêmeo digital permite uma ampla colaboração para que todos os participantes de um projeto possam compartilhar e ter acesso a dados e informação a partir do canteiro e no escritório, e vice-versa; recolher dados em tempo real para melhorar o tempo de reação ante qualquer problema. E utilizar dados inteligentes para tomar decisões informadas.

Outras características dos avanços do gêmeo digital da Bentley incluem o iTwin Design Review, que facilita sessões de revisão de projeto mais rápidas e melhora a coordenação do projeto; iTwin Design Insights, que ajuda os usuários a visualizar indicadores essenciais de rendimento, incluindo custos e gestão de quantidades; iTwin Immersive Asset Service, que permite aos usuários ver dados operacionais atualizados desde dentro do gêmeo digital através de não mais do que um clique no ativo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL