Benefícios e desafios da construção modular

Ouça este artigo

A indústria está pronta para abraçar a construção modular e os muitos benefícios, incluindo a sustentabilidade?

A indústria da construção, até certo ponto, acompanhou o tempo em termos de novas tecnologias, normas de saúde e segurança, bem como de novos equipamentos. Contudo, poderia estar a fazer mais para explorar técnicas industriais modernas, como a construção modular?

Embora, por exemplo, haja muito mais peças móveis em um canteiro de obras do que em uma linha de montagem de uma fábrica de automóveis, também é verdade que uma fábrica de montagem de automóveis em 2021 não é nada parecida com o que era há cem anos. No entanto, os canteiros de obras não mudaram muito.

Solución modular del campamento Rajo Inca, en la minería chilena. Solução modular para o acampamento Rajo Inca na mineração chilena (Foto: Tecno Fast).

Edifício Modular Institute , a construção modular pode ser definida como um processo no qual um edifício é construído fora do local, sob condições controladas da planta, usando os mesmos materiais e projetado de acordo com os mesmos códigos e padrões das instalações construídas convencionalmente, mas aproximadamente na metade do tempo.

Os edifícios são produzidos em módulos que, quando montados no local, refletem a intenção do projeto e as especificações das instalações mais sofisticadas construídas no local.

Vantagens da construção modular

A construção modular certamente não é nova. Os construtores nos Estados Unidos começaram a vender “casas prontas” no início do século XX, e os governos europeus recorreram à construção fora do local após a Segunda Guerra Mundial para resolver a escassez de habitação.

Vista interna do Hospital Salvador (Foto: Tecno Fast)

A produção modular tornou-se mais importante porque as regulamentações, os requisitos e as ambições estão a aumentar para reduzir as emissões de carbono, as partículas e as perturbações para os residentes locais.

Uma empresa com vasta experiência no ramo é a Tecno Fast , que em breve (em 2025) comemorará seus 30 anos de história. “No início, focamos na indústria de mineração, que exigiu o desenvolvimento de espaços para abrigar trabalhadores. Com o passar do tempo diversificamos as nossas linhas de negócio e atualmente contamos com sete áreas: Aluguer, Venda, Casa, Village , Montagem, Tecnopanel e Tecnobooking. Da mesma forma, ampliamos nossa atuação fora do Chile e hoje estamos presentes em outros quatro mercados: Peru, Colômbia, Estados Unidos e Espanha”, comenta. Rodrigo Prado, gerente geral da Tecno Fast .

Graças à experiência adquirida nestas quase três décadas, a Tecno Fast posiciona-se como uma das empresas líderes mundiais na concepção, fabrico, montagem, aluguer e venda de espaços modulares.

Ao analisar os benefícios desse sistema, Prado destaca sete vantagens:

  1. Edifícios modulares são mais rápidos , pois os trabalhos na fábrica e no terreno podem ser feitos simultaneamente. Como a maior parte das obras é realizada na usina, é possível mitigar o risco de atrasos por motivos climáticos. Este método de construção economiza até 50% de tempo.
  2. Projetos modulares possuem orçamentos fechados , ou seja, o preço é conhecido desde o início e não há derrapagens de custos ao longo do caminho.
  3. O controle de qualidade de todas as unidades e seus componentes é realizado na fábrica.
  4. Estes edifícios são mais leves que os de betão, o que se traduz em menores tensões sísmicas e fundações mais pequenas.
  5. O trabalho de campo é mínimo , pois as unidades modulares podem sair da fábrica com os móveis e acessórios instalados. No local de montagem são feitas apenas as ligações.
  6. Os espaços modulares também são mais ecológicos. Por serem fabricados na fábrica, geram menos transtornos no local de instalação e menos resíduos. Além disso, estes edifícios podem ser reutilizados, o que reduz a procura de matérias-primas e minimiza o consumo de energia.
  7. Diferentemente de uma construção convencional, uma estrutura modular é flexível , pois permite ampliar ou reduzir o tamanho de acordo com a necessidade do cliente.

É justamente essa flexibilidade da construção modular que permite às empresas do setor atender aos mais diversos setores. E assim como a Tecno Fast começou a atender a mineração e hoje ampliou seu espectro de clientes, esse também tem sido o caso da mexicana Modulbox .

Segundo Gonzalo Verón, sócio fundador da empresa, “ A Modulbox começou com tudo que é o setor industrial em projetos de energia, petróleo, mineração, e hoje está se aventurando em tudo que é hotelaria, varejo , lojas de conveniência, clínicas, educação, saúde , etc. ”

Concepto Hotel Village. (Foto: Tecno Fast)

“Nossos clientes encontram uma solução muito inteligente para criar muito mais infraestrutura, mais rápido, eles começam a ganhar dinheiro muito mais rápido do que se construíssem de forma tradicional. Temos isso muito claro, é um mercado que atendemos permanentemente . As empresas estão vendo que a construção modular não é uma opção temporária, será algo que permanecerá para sempre”, acrescenta.

A construção modular é mais barata?

Embora a construção modular possa economizar custos, não é necessariamente uma matemática tão simples. O preço das matérias-primas e do pessoal será o mesmo da construção no local, bem como outros custos adicionais de transporte dos materiais depois de concluídos e, claro, das máquinas necessárias à sua instalação.

Tal como acontece com todos os processos industriais, quanto mais padronizado e em maior escala, maior será a economia de custos.

Mas segundo o gerente geral da Tecno Fast, outros aspectos também devem ser considerados após a execução de um projeto, já que os edifícios modulares consomem menos energia para aquecimento devido ao seu alto isolamento térmico. Além disso, em caso de terremoto, apresentam um desempenho muito destacado, pois absorvem muito bem a energia de deformação sem fissuras.

“Em termos económicos, o custo direto é semelhante, mas a poupança nos prazos de entrega resulta em menores custos de financiamento. Além disso, os clientes podem solicitar planos de manutenção com custos menores que os do concreto”, afirma Prado.

Verón, por sua vez, acrescenta que “ a construção, embora mais rápida, não significa que seja mais barata, mas o que oferece é ter um projeto muito mais cedo. Então, temos conversas com empresas no México que querem abrir 1.000 lojas por ano, por exemplo, e elas encontram no tempo, e não no preço, um fator que faz todo o sentido do mundo. E o que a Modulbox faz por eles é agregar valor em todo o contexto.”

(Foto: Tecno Fast)

Escassez de mão de obra na construção

A escassez de trabalhadores qualificados é um problema que atormenta a construção há anos, e o uso de novas tecnologias, como equipamentos automatizados, é visto como uma forma de resolver o problema.

Mas embora a construção modular possa exigir menos mão-de-obra, exige mais especialização. “ As pessoas que construíam divisórias hoje precisam mudar e começar a entender tudo sobre a integração da construção pré-fabricada”, explica Verón. “É necessária muita mão de obra no setor de construção modular devido ao entendimento de novos sistemas e nosso formato como empresa é basicamente dar ferramentas para todas essas novas posições. “É preciso educar as pessoas, é preciso ensiná-las, é preciso mostrar-lhes exemplos vivos de como está instalado, onde está instalado, por que está instalado dessa forma”.

Prado concorda e explica que “a utilização de máquinas automatizadas exige mão de obra especializada e altamente qualificada. A equipe da Tecno Fast é constantemente treinada e o índice de rotatividade é baixo”, afirma.

Uma casa inteligente

No final de setembro a Tecno Fast lançou seu Smart Home, um novo modelo de habitação modular que consiste em módulos padrão de 24 metros quadrados (7 metros de comprimento x 3,5 metros de largura) que foram projetados para serem unidos em três dimensões, ou seja, comprimento, largura e altura. “Isso permite que o cliente combine as cápsulas de inúmeras maneiras”, explica Prado.

Segundo o executivo, o destaque é a estrutura de madeira laminada aparente, que proporciona solidez e visual atraente. Tanto os revestimentos interiores como exteriores também são feitos deste material, o que lhe confere um ambiente acolhedor e natural.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL