Bauko: necessidades específicas

Fundada em 1989, a Bauko se mantém no mercado nacional como distribuidor autorizado Komatsu, Manitou e Bomag Marini nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia, sendo a matriz em Osasco e três filiais (Tanguá/RJ, Rio Claro/SP e Serra/ES).

A Bauko se consolidou no setor de distribuição de máquinas e equipamentos de construção e terraplanagem, além de todo o suporte em pós-venda.

Renato Vieira Duarte (Diretor Comercial).

Desde o início de suas atividades, assumiu o compromisso de trazer soluções inovadoras para atender às necessidades variadas do mercado, reunindo tradição, inovação, qualidade e foco na satisfação do cliente.

A CLA conversou com Renato Vieira Duarte (Diretor Comercial) sobre demanda, soluções e investimentos do setor.

1 – A Bauko é hoje, uma das maiores empresas de distribuição de máquinas e equipamentos de construção e terraplanagem, onde vcs representam importantes marcas. Como é feita a escolha dessa distribuição?

O tripé da Bauko é pautado em equipamentos de altíssima qualidade, com baixo custo operacional, então desde o início da distribuição a gente trouxe como parceira a Komatsu, que é uma das líderes globais, tanto no segmento de mineração florestal como de construção.

A partir daí, do início da nossa história, vamos escrevendo nossa trajetória com marcas de altíssimo renome, que têm por característica produtos premiuns, produtos com altíssima tecnologia embarcada e que dão menos custos operacionais para os nossos clientes. Então a escolha dessas marcas basicamente se deve a isso. Se elas não atingirem alguns tripés de qualidade não fazem parte do portfólio de soluções e produtos que a Bauko oferece para o mercado

2 - Durante a Brazil Equipo Show, onde a empresa recebeu clientes de todas as regiões de sua área de atuação e fechou negócios de R$ 56 milhões, foi fechada uma parceria onde a Bauko passa a ser revenda autorizada de peças genuínas da Cummins Brasil. Fale um pouco sobre essa negociação e expectativas futuras.

Foto: Bauko

Felizmente concluímos um processo de homologação para sermos distribuidores de peças genuínas da Cummins no Brasil, no qual nossos clientes vão poder contar com maior disponibilidade, maior agilidade no fornecimento de peças da marca, não só para os equipamentos de linha amarela, onde a gente tem uma gama enorme de produtos equipados com motor Cummins, mas também outros produtos.

O cliente muitas vezes tem uma escavadeira Komatsu, um trator de esteira Komatsu e tem ali na sua frota caminhões e outros produtos que contam com motor Cummins, então dentro da Bauko vai encontrar a solução completa também para a parte de motores Cummins.

3 – A Bauko conta com máquinas que atendem desde a preparação do terreno até o acabamento de uma obra, e diversos equipamentos são utilizados para realizar tarefas específicas. Fale um pouco sobre esse portfólio da empresa...

De fato, contamos em nosso portfólio hoje com as três marcas Komatsu, Bomag e Manitou.

Elas não concorrem entre si e oferecem soluções para cada etapa do projeto, sendo assim, podemos utilizar todo o portfólio da Komatsu desde a extração da matéria prima, depois uma grande movimentação de terra para receber uma rodovia, um galpão, um centro logístico, um prédio empresarial ou residencial, enfim, depois você entra com todo o portfólio da Bomag, focado na parte de compactação de solos e aplicação de massa asfáltica, principalmente para a pavimentação de rodovias.

Foto: Bauko

Contamos também com o portfólio da Manitou, no qual temos as soluções desde as minicarregadeiras até o manipuladores telescópicos que podem ser utilizados em parques eólicos, também na construção civil, no agronegócio, então a gente consegue hoje com o portfólio das três marcas atender de A a Z o segmento, desde o locador, o construtor, o prestador de serviço, o produtor rural, as mineradoras, a indústria.

A gente consegue atender com o portfólio de cada um deles, os mais diversos requisitos e necessidades e os desafios que a gente enfrenta dentro do mercado.

4 – Quais seriam na sua opinião, os desafios da indústria de construção brasileira?

Acho que os desafios são muitos para a construção brasileira. O Brasil é um país que carece de uma boa infraestrutura e por isso tem um dos custos mais elevados do mundo. Então a gente vê um cenário de médio e longo prazo com bastante oportunidade para a indústria de construção.

Acho que os grandes desafios são os incentivos, essa visão de mais longo prazo dos governos em desenvolver e reduzir esse custo no Brasil. Aí passa por uma série de coisas, desde incentivos dedicados para o setor até destinação de recursos do PIB para essa finalidade, para gente desenvolver e reduzir o custo do Brasil.

Passa também desde o custo de capital, já que exige um custo de capital intensivo, e redução dessas taxas básicas de juros, além de criar um ambiente jurídico seguro, um ambiente saudável para que estes investimentos aconteçam e essas obras de infraestrutura que o Brasil tanto carece saiam do papel e virem realidade.

5 - O grande desafio da cadeia de suprimentos durante a pandemia foi equilibrar a demanda com o planejamento da entrega dos equipamentos. Isso já se estabilizou 100%?

Sim, hoje já se estabilizou. Durante a pandemia foram alguns desafios desde o processo da cadeia logística, a falta de contêiner, depois a parte de eletrônicos, microswitch, sensores.

Acho que isso tudo já se estabeleceu, já encontramos uma normalidade e não temos mais os prazos de máquinas dilatados como a gente tinha naquele pico da pandemia. Então hoje o cliente consegue se programar, se planejar e ter junto ao fabricante, ao distribuidor um prazo de entrega muito razoável para uma indústria de capital seriado para ele honrar com os compromissos do contrato do projeto que ele está executando.

6 – Quais os planos da Bauko para os próximos anos?

Nos próximos anos é consolidar como referência no mercado que a gente atua, com as marcas que a gente distribui. Trazer novos parceiros que complementem nosso portfólio de soluções, assim como recentemente trouxemos a Cummins. Trazer novos parceiros para que possamos fornecer produtos de altíssima qualidade com baixo custo operacional e ampliar nossas regiões de atuação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL