Bauer revoluciona equipamentos de fundação com propulsão neutra para o clima

Em 16 de outubro de 2023, a BAUER Maschinen GmbH marcou um marco ao lançar o ambicioso Projeto MABAS (oficialmente chamado de Sistema de acionamento modular com células de combustível para aplicações em engenharia de fundação especializada) em sua sede em Schrobenhausen, Baviera. Esse projeto de pesquisa, em colaboração com as cátedras de Tecnologia de Sistemas de Fluidos e Mecânica de Fluidos da Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberg, tem como objetivo revolucionar a pegada de carbono dos equipamentos especializados em fundações.

Equipe de pesquisa do projeto (Foto: Bauer)

Rumo a uma operação neutra para o clima: a revolução

Nos próximos três anos, os parceiros do projeto trabalharão juntos para desenvolver um conceito de operação de equipamentos especializados em construção de fundações com zero emissão de CO2. Planeja-se integrar um sistema de propulsão que consiste em uma célula de combustível de hidrogênio e todos os componentes periféricos necessários (“balanço da planta”) em uma máquina de fundação especial da BAUER Maschinen GmbH. O sistema de célula de combustível, juntamente com outros componentes necessários, como a unidade de armazenamento de H2 e a unidade de resfriamento, foi projetado como um módulo plug-in para uso universal.

Silêncio e sustentabilidade

O projeto MABAS não se concentra apenas na redução das emissões de CO2, mas também no enfrentamento do problema do ruído da construção. Outro foco de pesquisa é a influência seletiva das emissões de ruído que, durante a operação de equipamentos de construção, afetam negativamente os operadores e o meio ambiente. Com a ajuda de simulações aeroacústicas e as medidas de redução de ruído resultantes, o objetivo é reduzir significativamente as emissões em comparação com os equipamentos convencionais movidos a diesel. No final do projeto, o módulo plug-in será instalado em uma máquina Bauer e testado na prática.

Financiamento sólido

O projeto garantiu um financiamento substancial do Ministério Federal de Economia e Ação Climática. Com um subsídio de aproximadamente 2,5 milhões de euros, o MABAS se estabeleceu como um passo lógico em direção à sustentabilidade na construção.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL