Baterias com recarga mais rápida

Especialista da Fronius aponta as vantagens de cada sistema e as mais adequadas para cada ritmo de operação

Foto: Fronius

Equipamento com bateria de íon-lítio ou chumbo ácido? Ambas as tecnologias apresentam suas peculiaridades e vantagens. Mas além do custo-benefício e performance, a velocidade e o processo de recarga da bateria são itens fundamentais que devem ser avaliados na hora de montar e organizar a frota de empilhadeiras elétrica e dos equipamentos intralogísticos, como plataforma elevatória e veículos de carga autoguiados.

Segundo Ludmila Silva, consultora de vendas da Perfect Charging, da Fronius do Brasil, unidade especializada em equipamentos e soluções para estações de carregamento de baterias, uma estrutura eficiente de sistema de recarga de empilhadeiras é vital para organizar os turnos dos veículos e otimizar a operação intralogística.

“Enquanto a tecnologia de íon-lítio vem desempenhando um papel cada vez mais importante por sua praticidade e apelo ecológico por não emitir gases na atmosfera, o sistema de chumbo-ácido pode agilizar a rotatividade da frota”, afirma o especialista da Fronius Perfect Charging.

Foto: Fronius

Em primeiro lugar é preciso conhecer as características dos modelos de bateria utilizados por veículos disponíveis no mercado, bem como a velocidade e processos de carregamento de energia necessários para manter as máquinas sempre abastecidas e operando constantemente conforme a demanda:

Baterias de chumbo-ácido

  • O tempo de carregamento é mais longo, além disso, a bateria precisa ser removida da empilhadeira e ser esfriada, a fim de liberar os gases e evitar superaquecimento interno, para fazer a recarga.
  • O operador pode ter baterias extras de reserva para garantir o abastecimento em vários turnos da operação.
  • Requer uma infraestrutura de carregamento localizada no meio do centro logístico, com sistema de exaustão, pois a eletrólise das baterias de chumbo-ácido produz gás oxi-hidrogênio, que é altamente inflamável.
  • As baterias de chumbo-ácido precisam de manutenção, como reposição regular de água desmineralizada.
  • O processo de carregamento deve ser controlado pelo carregador de baterias, de acordo com o nível de energia da bateria e as características do carregamento necessárias para preservar o equipamento e evitar acidentes.

Baterias de íon-lítio

  • Permite carregamento rápido e com frequência, como por exemplo, durante a pausa para o almoço ou troca de turnos. O que permite o uso em vários turnos.
  • Durante o carregamento, a bateria de íon-lítio permanece na empilhadeira. A recarga é feita por meio de uma conexão de encaixe.
  • A infraestrutura de carregamento pode ser descentralizada e instalada em diversos pontos do centro de logística, inclusive na área externa.
  • As baterias de íon-lítio praticamente não exigem manutenção.
  • Sustentáveis, as baterias de íon-lítio não emitem gases inflamáveis.
  • Essas baterias possuem um sistema de gerenciamento (BMS – Battery Management System) que se conecta ao carregador, para monitorar todos os parâmetros do equipamento e promover uma recarga controlada e segura, de acordo com a temperatura do equipamento e nível de descarga da bateria.
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL