Banco Asiático financia obras chilenas

By Gabriel Lira18 August 2021

Tùnel Aguas Negras

Pelo menos três projetos serão financiados no Chile pelo Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII). Essas iniciativas têm a ver com questões de conectividade e transporte.

O embaixador do Chile na China, Luis Schmidt, disse que um desses projetos seria “o túnel rodoviário de Água Negra, na fronteira com a Argentina, que prevê a construção de dois túneis na passagem de fronteira com o mesmo nome, no meio da cordilheira dos Andes, na província argentina de San Juan e na região chilena de Coquimbo ”.

Como já dissemos na Latin American Construction, este megaprojeto faz parte do corredor bioceânico principal, que visa conectar o centro da Argentina com o porto de Coquimbo no Chile e Porto Alegre no Brasil. O diplomata chileno disse ainda que foi Jin Ligun, presidente do BAII, quem deu a ideia de financiar este projecto, aproveitando também o facto de trabalharem em conjunto com o Banco Mundial. Segundo a mídia chilena La Tercera, acredita-se que o Banco Mundial, que realizou os estudos de financiamento do projeto, tenha transferido a idoneidade do projeto para o BAII.

Outros projetos a serem financiados pelo BAII dizem respeito a projetos de energia não renovável, como um sobre hidrogênio verde e outro sobre a mudança de ônibus Transantiago para unidades elétricas. “Eu (Luis Schimidt) levantei a questão do hidrogênio verde, porque o financiamento de energias limpas está dentro das políticas do banco, assim como os meios de transporte, mas são temas em que nossos ministérios específicos deveriam abordar o BAII com suas necessidades de financiamento” . Ressalte-se que o BAII tem sede em Pequim e 102 países membros e cofres de capital da ordem de US$ 100 bilhões. Por isso, desde 2015, a instituição financiou 134 projetos de diversos setores por US$ 26.450 milhões.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
O céu é o limite: o que há de mais moderno em tecnologia de drones
Os drones são cada vez mais aceitos como parte do processo de construção e suas aplicações para o setor estão em constante evolução
Case CE en Conexpo 2023
Case Construction Equipment exhibió nuevos equipos, asociaciones y soluciones en ConExpo-Con/Agg 2023, entre el 14 al 18 de marzo, en Las Vegas, Estados Unidos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL