Azevedo & Travassos assina contrato para obras de expansão da ETE Leste

By Cristián Peters Quiroga07 May 2021

A Azevedo & Travassos, uma das mais tradicionais empresas de engenharia do País e com 98 anos de atuação em obras de construção pesada de infraestrutura, acaba de assinar o contrato de elaboração do projeto executivo e de execução das obras de ampliação da capacidade de tratamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Leste, localizada no Distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes (SP), e que é operada pelo SEMAE (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) da Prefeitura local.

Azevedo & Travassos

Com grande expertise em diversas obras no setor de saneamento, a Azevedo & Travassos lidera o Consórcio formado também pela Infracon, empresa muito conceituada e com larga experiência em execução de obras de saneamento. O Consórcio assim constituído, venceu a licitação pública em disputa com outras sete concorrentes. O contrato firmado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem valor inicial de R﹩ 32,6 milhões, prazo de execução estimado em 36 meses e será realizado em três etapas, que ampliarão a capacidade da estação de tratamento dos atuais 142 litros por segundo para 460 l/s.

“Trata-se de um contrato muito relevante para a Azevedo & Travassos, pois a ETE Leste é uma Estação de Tratamento de Esgotos de médio porte e estratégica, pela posição geográfica do município de Mogi das Cruzes, o qual se encontra na região da cabeceira do sistema Tietê, sendo este curso d´água um dos mais importantes do Estado de São Paulo”, afirma Ivan de Carvalho Junior, presidente da Azevedo & Travassos.

Na primeira etapa do trabalho, o contrato prevê que o Consórcio elabore o projeto executivo para nortear as intervenções nas instalações existentes. A execução das adequações e reparos nas instalações do pré-tratamento e demais partes do sistema para atendimento ao plano de obra farão parte da segunda etapa. Por fim, a terceira etapa prevê a execução dos serviços determinados pelo projeto executivo, para atendimento às necessidades de expansão do plano de saneamento da Prefeitura.

A ETE realiza atualmente o tratamento do esgoto pelo processo de “Lodo Ativado”, e o projeto liderado pela Azevedo & Travassos trará melhorias na eficiência do modelo, ao incorporar tecnologias mais atuais e as melhores práticas na execução das obras, conforme o projeto executivo e as determinações dos órgãos reguladores de saneamento.

O Consórcio estima que, no pico das obras, cerca de 80 pessoas atuem no projeto, com prioridade de contratação de mão-de-obra local. Também está prevista a contratação de empresas específicas de montagens e equipamentos exigidos neste tipo de empreendimento

A construtora já atuou em diversas obras semelhantes, como na ETE Cohab do Jardim Barro Branco, da Sabesp, na Zona Leste de São Paulo; na ETE Parque Itaguaçu da Cantareira, também na capital; e na ETE Bacia Oeste, em Caçapava, interior de São Paulo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL