Azevedo & Travassos assina contrato para obras de expansão da ETE Leste

A Azevedo & Travassos, uma das mais tradicionais empresas de engenharia do País e com 98 anos de atuação em obras de construção pesada de infraestrutura, acaba de assinar o contrato de elaboração do projeto executivo e de execução das obras de ampliação da capacidade de tratamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Leste, localizada no Distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes (SP), e que é operada pelo SEMAE (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) da Prefeitura local.

Azevedo & Travassos

Com grande expertise em diversas obras no setor de saneamento, a Azevedo & Travassos lidera o Consórcio formado também pela Infracon, empresa muito conceituada e com larga experiência em execução de obras de saneamento. O Consórcio assim constituído, venceu a licitação pública em disputa com outras sete concorrentes. O contrato firmado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem valor inicial de R﹩ 32,6 milhões, prazo de execução estimado em 36 meses e será realizado em três etapas, que ampliarão a capacidade da estação de tratamento dos atuais 142 litros por segundo para 460 l/s.

“Trata-se de um contrato muito relevante para a Azevedo & Travassos, pois a ETE Leste é uma Estação de Tratamento de Esgotos de médio porte e estratégica, pela posição geográfica do município de Mogi das Cruzes, o qual se encontra na região da cabeceira do sistema Tietê, sendo este curso d´água um dos mais importantes do Estado de São Paulo”, afirma Ivan de Carvalho Junior, presidente da Azevedo & Travassos.

Na primeira etapa do trabalho, o contrato prevê que o Consórcio elabore o projeto executivo para nortear as intervenções nas instalações existentes. A execução das adequações e reparos nas instalações do pré-tratamento e demais partes do sistema para atendimento ao plano de obra farão parte da segunda etapa. Por fim, a terceira etapa prevê a execução dos serviços determinados pelo projeto executivo, para atendimento às necessidades de expansão do plano de saneamento da Prefeitura.

A ETE realiza atualmente o tratamento do esgoto pelo processo de “Lodo Ativado”, e o projeto liderado pela Azevedo & Travassos trará melhorias na eficiência do modelo, ao incorporar tecnologias mais atuais e as melhores práticas na execução das obras, conforme o projeto executivo e as determinações dos órgãos reguladores de saneamento.

O Consórcio estima que, no pico das obras, cerca de 80 pessoas atuem no projeto, com prioridade de contratação de mão-de-obra local. Também está prevista a contratação de empresas específicas de montagens e equipamentos exigidos neste tipo de empreendimento

A construtora já atuou em diversas obras semelhantes, como na ETE Cohab do Jardim Barro Branco, da Sabesp, na Zona Leste de São Paulo; na ETE Parque Itaguaçu da Cantareira, também na capital; e na ETE Bacia Oeste, em Caçapava, interior de São Paulo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL