AVO I entra em operação

02 August 2022

A Sociedad Concesionaria Vespucio Oriente, formada pela Sacyr Concesiones e Aleática, colocou em serviço a nova auto-estrada Américo Vespucio Oriente I (AVO I), localizada na cidade de Santiago (Chile).

El presidente de Chile, Gabriel Boric, inauguró AVO I Presidente do Chile, Gabriel Boric, inaugura AVO I. (Foto: Sacyr)

Este mega projeto, que se estende por pouco mais de nove quilômetros, atravessa cinco distritos de Santiago e é um dos maiores projetos de infra-estrutura da América Latina.

Este projeto oferece uma solução tanto para o crescente fluxo de veículos quanto para a deficiente conectividade norte-sul, descongestionando uma área altamente saturada da cidade. AVO I reduz os tempos de viagem, a poluição - tanto atmosférica quanto acústica - e o consumo de combustível, ao enterrar a maior parte do tráfego que antes circulava na superfície, aplicando vários métodos de construção.

A concessão tem um prazo máximo de 45 anos.

Carregamento por quilômetro

Ao contrário de outras auto-estradas urbanas, o AVO I cobra por quilômetro efetivamente percorrido por meio de sua entrada correspondente, que identifica a entrada na estrada, e pórticos de saída, que calculam os quilômetros percorridos, através do uso do dispositivo TAG, ou seja, uma taxa de pedágio fechada com base na distância.

A estimativa inicial de tráfego para toda a auto-estrada é de 50.000 veículos por dia, em média.

A auto-estrada Américo Vespucio Oriente é uma das infra-estruturas mais importantes do país e uma das principais da carteira de Sacyr, com um investimento de aproximadamente 980 milhões de euros e uma carteira de receitas de mais de 4.200 milhões de euros.

Sustentabilidade e Inovação

Durante a fase de construção, 70% do material da escavação (solo e rocha) foi reutilizado no mesmo projeto e mais de 1.300 toneladas de aço ferroso foram recicladas.

O projeto AVO I desenvolveu esta rodovia com uma infra-estrutura sustentável e é a única no Chile que opera 100% com energia verde.

Um dos marcos mais relevantes é a implementação da iluminação Iohnic nos túneis, uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela Sacyr, que é um sistema inovador baseado em tecnologias LED que permite máxima economia no consumo de eletricidade e 100% de uniformidade da luz. Graças a isso, o consumo de eletricidade pode ser reduzido em 66%, o que significa uma redução de 153 toneladas de CO2 por ano.

AVO I também transformou o Parque Vespucio, que se estende do distrito de Vitacura até La Reina, construindo uma ciclovia de 9 km e criando espaços para recreação e esporte.

Chile: um mercado estratégico

O Chile é um mercado prioritário para Sacyr dentro de seu Plano Estratégico 2021-2025, onde sua presença remonta a mais de 25 anos, quando em 1996 foi adjudicado o primeiro contrato para construir e operar a auto-estrada Los Vilos-La Serena. Desde então, investiu mais de 7.000 milhões de dólares em vários projetos através de suas três linhas de negócios, incluindo a construção, operação e gerenciamento de 2 aeroportos e 9 rotas concessionadas, totalizando mais de 1.200 km de estradas.

Na infra-estrutura hospitalar, foram concedidos 7 hospitais, com mais de 2.600 leitos e aproximadamente 600.000 m2. Estes incluem os hospitais Antofagasta e Buin-Paine - sob concessão -, Alto Hospicio, Biprovincial Quillota-Petorca, Villarrica, Sótero del Río e Cordillera.

Desde 2020, Sacyr Concesiones Agua opera quatro empresas de gestão integrada do ciclo da água na região metropolitana e uma empresa de tratamento de água na região de Antofagasta, atendendo a uma população de aproximadamente 150.000 habitantes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL