Aviso de licitação abre caminho para construção da nova ponte ligando Brasil e Uruguai
By Luciana Guimaraes20 June 2023
Texto foi publicado na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU). Construção da segunda ponte vai promover transporte entre os dois países
Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, publicou na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU) aviso de licitação para elaboração dos projetos básico e executivo, bem como de execução das obras para a construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Jaguarão. A estrutura vai ligar o Brasil, por Jaguarão (RS), ao Uruguai, pela cidade de Rio Branco. O edital com as regras do certame está previsto para ser divulgado em agosto.

A licitação contemplará ainda obras de acesso do lado brasileiro e a Aduana Brasileira, na BR-116/RS. Além da integração binacional, o sistema de fronteira entre os dois países, com a nova ponte, vai proporcionar a melhoria do tráfego internacional de cargas e passageiros, bem como fortalecer as relações econômico-comerciais entre Brasil e Uruguai.
“A construção da segunda ponte internacional é passo decisivo no cumprimento de nosso compromisso de fortalecer as relações com nossos vizinhos, trabalhando pela construção de uma agenda integrada para o setor de transportes do Mercosul”, destaca o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Trata-se de estrutura fundamental para a circulação de moradores da região e turistas, assim como estratégica à circulação de produtos entre Brasil e Uruguai”, acrescenta.
Reunião bilateral
A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão foi pauta de reunião entre o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em janeiro. O encontro, em Montevidéu, capital uruguaia, teve o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre os países latinoamericanos.
Durante a Cúpula Anual 2023 do Fórum Internacional de Transportes (ITF – Transport Enabling Sustainable Economies), em maio na Alemanha, o ministro Renan Filho defendeu a integração da infraestrutura latino-americana. A proposta apresentada pelo brasileiro prevê um plano para transportes em toda a região a ser construído com o auxílio de organismos multilaterais, considerando a realidade de cada nação. Na ocasião, o Brasil se tornou membro permanente do ITF, entidade que reúne 66 países e discute o presente como forma de projetar o futuro dos transportes em todo o planeta.
Ponte Barão de Mauá
As cidades gaúcha de Jaguarão e a uruguaia Rio Branco já são ligadas pela ponte Barão de Mauá, inaugurada em 1930. Com a construção da segunda ponte, o trânsito pesado da Barão de Mauá será desviado, proporcionando mais segurança e fluidez na circulação de veículos.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

