Avião elétrico a hidrogênio para 40 passageiros completa primeiro voo

Aeronave decolou em Washington, nos EUA, e companhia aérea já encomendou 75 conversões para o combustível verde.

O hidrogênio (H2) é o elemento químico mais abundante, mais leve e que possui o maior valor energético, mas raramente é encontrado de forma isolada na natureza. Pode ser obtido a partir de diversas fontes de matéria-prima e utilizado em diferentes aplicações energéticas e não energéticas.

A Universal Hydrogen realizou o primeiro voo de seu avião elétrico a hidrogênio para passageiros. A aeronave decolou do Condado de Grant, Washington, nos Estados Unidos,no dia 2 de março e voou por 15 minutos.

Para o voo inaugural, um dos motores foi substituído pelo trem de força elétrico a célula de combustível da companhia. O outro motor padrão permaneceu para garantir a segurança do avião e do piloto.

“O avião se comportou perfeitamente, e o ruído e as vibrações do trem de força da célula de combustível são significativamente mais baixos do que os do motor de turbina convencional”, relatou o comandante Alex Kroll, ex-piloto de testes da Força Aérea dos EUA.

Quando produzido a partir de fontes renováveis de energia, o hidrogênio contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, o H2 pode ser armazenado por longos períodos e transportado a grandes distâncias com custos que pode se tornar relativamente atrativos. Por todas essas razões, vem sendo considerado o combustível do futuro.

Com o primeiro voo bem-sucedido, a Universal vai iniciar um programa de testes de dois anos, que deve permitir a certificação completa para voos de passageiros elétricos com a aeronave até 2025.

Como funciona o avião elétrico a hidrogênio

Segundo o co-fundador e CEO da Universal Hydrogen, Paul Eremenko, aviões movidos a combustíveis fósseis são convertidos para hidrogênio a partir do uso de um kit de conversão.

“O abastecimento de hidrogênio usa cápsulas modulares compatíveis com redes de carga existentes e equipamentos de manuseio de carga do aeroporto, tornando todos os aeroportos do mundo prontos para o hidrogênio”, garantiu o executivo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL