Avança a construção da nova estação de tratamento de Saladillo, em Buenos Aires

Para tanto, investimento ultrapassa US$ 757 milhões

A reabilitação e otimização da estação de tratamento de esgoto de Saladillo, na província de Buenos Aires, está 38,85% concluída.

Foto: https://www.saladillo.gob.ar/

A obra, financiada pelo BID por meio do programa PROAS II, exige um investimento de mais de US$ 757 milhões.

A nova infraestrutura melhorará as condições de vida de uma população futura de 40.000 habitantes.

Atualmente, apenas 50% dos 30.000 habitantes da cidade estão conectados a redes de esgoto. Essas redes direcionam os efluentes para uma estação de tratamento construída em 1963, que deixou de funcionar há 20 anos. Isso levou ao colapso das instalações e os líquidos são parcialmente tratados, sem atender aos parâmetros ambientais, gerando um alto risco de contaminação do lençol freático e poluição no córrego onde os resíduos são lançados.

Por esse motivo, uma nova planta será construída utilizando as estruturas viáveis remanescentes da planta acima mencionada para otimizar os custos. O projeto inclui um novo processo de tratamento e a incorporação de tecnologias mais avançadas. A equipe municipal será treinada pela empresa fornecedora por meio de cursos e treinamentos teóricos e práticos sobre o uso e a operação de todos os equipamentos do sistema.

As obras, realizadas pela Tecma S.A., incluem a reabilitação e a otimização da infraestrutura existente, que está deteriorada e, em alguns casos, fora de operação. A estação elevatória existente será refuncionalizada e as bombas elétricas serão substituídas.

Além disso, uma nova planta será construída para o recebimento e o pré-tratamento de líquidos de caminhões atmosféricos. Também serão implementados um trem de pré-tratamento, uma unidade de tratamento secundário, um sistema de desinfecção para o líquido tratado, unidades de tratamento de lodo e uma tubulação de descarga de 3.299 metros de comprimento. Esse projeto gerará cerca de 100 empregos durante seu desenvolvimento.

Uma vez concluído, ele será capaz de processar o esgoto de 95% da população futura projetada de mais de 30.000 habitantes nos próximos 20 anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL