Avança a hidrelétrica Ituango

A Linden Comansa está participando da construção da principal hidrelétrica da Colômbia.

Ituango 01

Guindastes Linden Comansa trabalham no projeto Ituango, que será a maior central hidrelétrica da Colômbia.

Ituango é nome do maior projeto de geração de energia em construção atualmente na Colômbia e também o maior projeto de infraestrutura em execução no país. A construção do mega projeto começou em 2010 e está previsto para entrar em funcionamento no final de 2018, quando gerará até 2.400 megawatts de energia, quase o dobro da atual maior hidrelétrica do país, a Central San Carlos, cuja capacidade de geração é de 1.240 megawatts.

A empresa líder da iniciativa é a EPM (Empresas Públicas de Medellín) e o projeto está a cargo do Consórcio CCC Ituango, formado pelas construtoras colombianas Conconcreto e Coninsa Ramón H e a brasileira Camargo Corrêa.

Entre as principais obras civis de Ituango está uma represa com mais de 70 quilômetros de comprimento. Em uma lateral da represa, que terá uma espetacular altura de 225 metros, trabalham três guindastes torre da Linden Comansa.

Dois deles, modelos 21LC450 e 16LC185, colaboram com a construção do canal que servirá para escoar de forma controlada até 22.600 m3 da água armazenada por segundo. Ambos modelos estão montando com alcance de 60 metros e sobre base em cruz móvel sobre trilhos instalados no solo. Desta forma, os guindastes abarcam um espaço de trabalho maior com rapidez, evitando o custo econômico e de tempo para desmontar e montar novamente os equipamentos em outro local. A 21LC450 tem capacidade de carga máxima de 20 toneladas e trabalha com um lança de até 54,6 metros, enquanto a 16LC185 suporta até 8 toneladas e alcança até 59,5 metros.

O terceiro guindaste, modelo 11LC160, tem capacidade de carga de 8 toneladas e já atuou em várias localidades diferentes, sempre muito perto dos outros dois equipamentos. No princípio, estava situado na zona mais elevada do canal para ajudar na construção do túnel que permitirá acesso por estrada ao desaguadouro. Uma vez terminado este trabalho, o guindaste foi transferido para colaborar com a construção das duas seções de túneis de captação, que levarão a água da represa à sala de máquinas e às turbinas. Em todos as localidades, o 11LC160 foi montado com uma altura de 40 metros e, assim como os outros dois guindastes, sobre uma base móvel para poder se deslocar em pouco tempo e mover cargas por uma zona mais ampla que uma grua fixa, economizando recursos.

Distribuidor

A venda dos três guindastes ao Consórcio CCC Ituango e a montagem inicial da obra foram realizados pela Gigacon, distribuidor oficial da Linden Comansa na Colômbia. A estrutura modular dos guindastes, compostas por elementos leves e de fácil manipulação, foi fundamental para facilitar os trabalhos de transporte e montagem das máquinas, já que a central está situada no ria Cauca, em uma zona montanhosa de difícil acesso. Medellín, a cidade mais próxima, se encontra a 170km de distância que são percorridos em aproximadamente cinco horas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL