Autoconstrução é majoritária no México

12 May 2015

México - construcción

México - construcción

Nada menos que 65% das residências construídas no México são fruto do trabalho dos próprios moradores, de acordo com estudos de órgãos ligados ao setor divulgados esta semana. Segundo a consultoria privada Softec, de 1 milhão de unidades construídas no país por ano, apenas 350 mil correspondem a obras de construtoras.

De acordo com a consultoria, este fato faz com que a maioria das construções residenciais no México não cumpram com os requisitos legais, territoriais e técnicos. O que abre uma série de riscos jurídicos e de segurança para seus residentes.

A fim de resolver o problema, organizações sociais como a Habitat para a Humanidade prestam assessorias ao que por lá se chama de autoconstrução de moradias, de maneira a diminuir os perigos de uma estrutura mal edificada.

A autoconstrução mexicana tem média de área construída de 62 metros quadrados, enquanto as construtoras especializadas em moradias produzem unidades com média de 39 metros quadrados de área.

A fabricante de cimento Holcim afirma que, do total de 33 milhões de toneladas de cimento que vende no país por ano, entre 10 e 11 milhões são destinadas às obras de autoconstrução.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL