Autoconstrução é majoritária no México
12 May 2015
Nada menos que 65% das residências construídas no México são fruto do trabalho dos próprios moradores, de acordo com estudos de órgãos ligados ao setor divulgados esta semana. Segundo a consultoria privada Softec, de 1 milhão de unidades construídas no país por ano, apenas 350 mil correspondem a obras de construtoras.
De acordo com a consultoria, este fato faz com que a maioria das construções residenciais no México não cumpram com os requisitos legais, territoriais e técnicos. O que abre uma série de riscos jurídicos e de segurança para seus residentes.
A fim de resolver o problema, organizações sociais como a Habitat para a Humanidade prestam assessorias ao que por lá se chama de autoconstrução de moradias, de maneira a diminuir os perigos de uma estrutura mal edificada.
A autoconstrução mexicana tem média de área construída de 62 metros quadrados, enquanto as construtoras especializadas em moradias produzem unidades com média de 39 metros quadrados de área.
A fabricante de cimento Holcim afirma que, do total de 33 milhões de toneladas de cimento que vende no país por ano, entre 10 e 11 milhões são destinadas às obras de autoconstrução.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

