Em maior ou menor grau, a verdade é que o impacto da pandemia covid-19 foi transversal em todo o mundo. Os mercados praticamente pararam no meio do caminho e o mesmo aconteceu com as empresas, tanto por mandato de seus próprios governos quanto pela necessidade de garantir a segurança dos trabalhadores na própria empresa. A indústria de guindastes não ficou imune à situação, embora em termos gerais os diferentes fabricantes foram capazes de cumprir os seus embarques e minimizar os golpes da pandemia.

Um exemplo importante é a Sany, empresa de origem chinesa que obviamente se viu no olho do furacão no início da pandemia em seu país. No entanto, as complicações de ser as primeiras testemunhas do que se tornaria uma crise global de saúde, de acordo com Crescent Luo, especialista da marca, “o governo chinês tomou medidas eficazes de maneira oportuna para controlar a tendência geral, e o número de pessoas infectadas diminuiu rapidamente e as atividades sociais foram retomadas. Sany também cooperou com o governo para realizar essa gestão e controle. Com o alívio da epidemia, pudemos retomar rapidamente o trabalho e a produção”, afirma.

Nas palavras de Cristian Galaz, Gerente Geral da Manitowoc para a América Latina, “2020 foi um ano extremamente desafiador. No início da pandemia, identificamos três prioridades principais: uma, garantir a saúde e a segurança de nossa equipe; dois, mantenha nosso balanço patrimonial sólido; e três, posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo. Após as ações tomadas em 2020, nós e nossa cadeia de suprimentos continuamos fazendo os ajustes necessários para nos adaptarmos à nova realidade. Em geral, as ações e consequências da pandemia não afetaram profundamente nossa oferta de produtos para a região, com exceção de fatores externos como o aumento exponencial dos preços de frete que afetou toda a indústria”.

Wolfgang Beringer, chefe de comunicações e marketing da Liebherr-Werk Ehingen, observou que “o impacto para os guindastes sobre esteiras e guindastes móveis da Liebherr foi muito pequeno. Tivemos na primeira onda na Europa, por volta da Páscoa de 2020, um curto período de duas semanas em que a fábrica fechou. Essa medida estava relacionada à cadeia de abastecimento, já que muitas fronteiras da Europa haviam sido fechadas e alguns países impuseram um bloqueio duro e prolongado. Depois dessas duas semanas, temos funcionado sem problemas”.

Para Link-Belt, o impacto também foi mínimo. “Continuamos a seguir todas as diretrizes sanitárias em nossas instalações para manter um ambiente de trabalho seguro. Ao acomodar aqueles que podem e precisam trabalhar em casa, temos sido capazes de continuar a apoiar nossos distribuidores e os negócios do dia-a-dia de seus clientes. A demanda por nossos produtos continuou crescendo e as participações no mercado continuam aumentando”, disse Pat Collins, Diretor de Marketing de Produtos.

A empresa espanhola Jaso também manteve a sua atividade na medida do possível, principalmente com o objetivo de responder aos pedidos recebidos antes do início da pandemia. “Não foi uma tarefa fácil, pois acima de tudo era necessário garantir a segurança dos trabalhadores, o que exigia uma reorganização dos processos e da forma como eram executados. Da mesma forma, enquanto os casos positivos no meio ambiente cresciam, as capacidades tiveram que ser ajustadas para que os guindastes continuassem sendo despachados”, comenta Carlos Castaño, gerente regional da empresa.

De Comansa, também espanhol, Javier Militino, gerente de marketing da empresa, destaca que “felizmente não paramos de trabalhar nem um dia desde o lockdown que foi imposto há apenas um ano na Espanha e esta é a melhor prova do nosso compromisso e confiança de nossos clientes. No entanto, vemos e experimentamos alguma incerteza em vários mercados que nos levou a adiar algumas entregas em 2020. Não apenas devido ao contexto da pandemia, mas também devido a mudanças geopolíticas nos EUA, Reino Unido, etc.”

Flexibilidade

Uma das muitas lições que a pandemia COVID-19 está deixando é que as empresas devem estar preparadas para enfrentar situações imprevisíveis e fortalecer sua capacidade de resistir aos riscos e responder às desacelerações do mercado de longo prazo. Não foi fácil ou natural para todas as empresas deixar de lado as visitas aos clientes ou a capacidade de fornecer serviços remotos. “Nosso setor também deve considerar como podemos continuar a fornecer aos clientes recursos de pós-venda, como serviços de acessórios, em circunstâncias especiais”, disse Lou.

“A pandemia teve um efeito global que fez com que todos nós, fabricantes, fornecedores e clientes, mudássemos a dinâmica em que nos comunicávamos até agora. Acreditamos que isso veio para ficar e devemos, como fabricantes, agregar valor aos nossos atuais e potenciais clientes não só no acompanhamento durante um processo de venda, mas também no serviço que prestamos antes e depois”, indica Militino.

A pandemia definitivamente mudou a maneira como os negócios eram normalmente conduzidos. “Isso nos fez refletir sobre as prioridades e como o mundo reage rapidamente e nos ensinou a ser muito mais flexíveis. O significado do trabalho em equipe atingiu um novo patamar com foco na segurança e na excelência do serviço para garantir a sobrevivência dos projetos”, afirma Galaz.

A flexibilidade também é um aspecto considerado por Collins da Link-Belt. “Independentemente de quais planos você tenha em vigor ou quais estratégias de operações de negócios de emergência possam ter sido consideradas com antecedência, esta pandemia nos ensinou que devemos ser flexíveis e medir os problemas diariamente e responder o mais rápido possível aos novos e inesperados desafios do país”.

Flexibilidade e adaptação compensam. Todos os setores aprenderam a operar em um mundo virtual que veio para ficar, pois as empresas puderam perceber as vantagens que o ambiente online pode oferecer. “Podemos fazer muito mais virtual e digitalmente do que pensávamos”, diz Beringer, “mudamos muitos treinamentos para treinamentos online, transmitindo o conteúdo ao vivo em qualquer lugar do mundo a partir de Ehingen. Na Liebherr, acreditamos ter dado um passo de cinco anos em apenas seis meses, pois também aprendemos a fazer transferências de guindastes e vendas de guindastes por meio de videochamadas e apresentações online. Então, algumas coisas foram aprendidas, mesmo em uma indústria antiga estamos preparados para o futuro”, afirma.

Demanda

A demanda por guindastes teria crescido fortemente em 2019. De acordo com o último ranking ICm20, da revista irmã da CLA: International Cranes and Specialized Transport, as vendas das 20 maiores fabricantes de guindastes teriam alcançado US $ 33.030 milhões, um 18,6% acima os US $ 27.850 milhões registrados na lista anterior. No entanto, o gráfico deste ano (com base na receita de 2020) provavelmente mostrará uma imagem diferente.

“Depois de alguns anos difíceis, vimos que havia uma ligeira recuperação da demanda no final de 2019, que esperávamos ser confirmada em 2020, infelizmente não ocorreu, mas como temos passado esse tempo da melhor maneira possível, acreditamos na recuperação do mercado”, afirma Galaz.

Cristian Galaz Cristian Galaz

Castaño, de Jaso, também está otimista e, de acordo com o que se viu no início de 2021, estima que “mundialmente a demanda pelo setor e por guindastes de torre aumentará exponencialmente até atingir um nível semelhante em 2019 e continuará crescendo.”

Uma opinião semelhante é oferecida por Lou, de Sany. Segundo o executivo “com o aumento da produção de vacinas e do número de vacinados, o mercado global vai se recuperar gradualmente no final deste ano, mas inicialmente a estimativa é que demore entre dois e três anos para voltar ao patamar antes do surto. A situação e velocidade de recuperação específicas devem ser determinadas pelas circunstâncias de cada país”.

As vendas de guindastes móveis e sobre esteiras da Liebherr registraram anos recordes em 2018 e 2019 e o declínio experimentado em 2020 foi mínimo e, claro, relacionado à pandemia, caso contrário, teria sido um ano recorde novamente. “Até 2021, esperamos que o mercado volte a crescer, pois o segundo semestre de 2020 já estava em andamento”, afirma Beringer.

Oportunidades

No geral, é principalmente a demanda global de energia que está impulsionando o mercado de guindastes, além dos projetos de indústria e infraestrutura. Na América Latina, o mercado de guindastes é impulsionado principalmente pelos setores de energia (eólica), celulose e mineração, como também a indústria de óleo e gás.

“Vemos que muitos guindastes serão entregues em 2021 e a demanda por guindastes maiores, móveis e de esteira, continua alta. Além disso, a indústria eólica está lentamente voltando de uma baixa histórica. Por trás de tudo isso está a crescente demanda por energia. Além disso, muitos países ao redor do mundo agora estão investindo grandes quantias para reinvestirem após os fechamentos de covid-19, muitos dos orçamentos vão para projetos ambientais e sustentáveis. Todos eles precisam de guindastes. Portanto, vemos uma demanda crescente por guindastes maiores no momento”, diz Beringer.

Galaz da Manitowoc também dá as boas-vindas ao futuro. “Na nossa região, felizmente, as oportunidades são muitas. O Brasil é um gigante que está dormindo, além de vários projetos de infraestrutura que em algum momento terão que acontecer, além disso temos que entender que o mundo ficou praticamente parado vários meses, esses projetos não foram descartados, simplesmente foram adiados e há claramente uma oportunidade”, destaca.

O mercado exige cada vez mais guindastes com padrões de qualidade e eficiência mais elevados. Da mesma forma, os novos métodos de construção buscam maior eficiência nos equipamentos que integram as obras, exigindo equipamentos de alta qualidade que garantam segurança acima de tudo.

Nesse sentido, Castaño destaca a tendência crescente que busca guindastes maiores para o método PPVC. “A Jaso está muito atenta a esta tendência e nos últimos anos lançou uma série de guindastes que atendem de maneira excelente as características exigidas por este sistema de construção, como os guindastes de lança oscilante: J780PA, J780PA.64, J380PA e J438PA. Nas gruas de lança horizontal podemos citar os seguintes: J1400, J800.48 e J700”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL