Atrasos em obras no Brasil: como resolver?

A limitação de recursos é amplamente debatida, assim como as questões associadas à compatibilização desse desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, entre outros fatores que, muitas vezes, saem do escopo da engenharia.

O fato de que o Brasil carece de obras de infraestrutura é incontestável.

O desafio de como construir e, principalmente, como manter toda a infraestrutura necessária para nosso desenvolvimento é enorme.

Há muita coisa que pode ser feita e melhorada para ajudar, ganhar produtividade e reduzir custos e impactos causados ao meio ambiente dentro da engenharia. A introdução de processos BIM está entre as ações desse movimento, que, com certeza, vai contribuir tanto na fase de construção, quanto nas demais fases do ciclo de vida do empreendimento.

Um ponto importante é parar e repensar alguns paradigmas e processos. Temos um histórico de muitas obras com atraso, com orçamento estourado ou que simplesmente não terminaram. Apenas no estado de São Paulo, de acordo com o painel de monitoramento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, são registradas atualmente mais de 700 obras atrasadas ou paralisadas, sendo que raramente uma obra deste tipo é realizada sem gerenciamento ou supervisão.

Nesse contexto, vale o questionamento de quão eficiente está sendo esse gerenciamento e supervisão, o quanto está servindo para evitar atrasos, estouros de orçamento e contribuindo para a redução dos riscos de paralisação. É preciso pensar se a maneira como estamos fazendo está sendo apenas uma forma de documentar os problemas e atividades, de maneira mecânica, para atender eventuais burocracias.

A máxima da metodologia da construção enxuta é, de fato, eliminar aquilo que está a mais. Ao adotar o Lean Construction, os gestores desejam otimizar o passo a passo, tornando o fluxo de trabalho mais direto. Foto: AdobeStock by WrightStudio

Ao refletir sobre o tema, é inevitável pensar na mentalidade Lean, um conceito criado no sistema de produção da Toyota, no Japão, que tem como objetivo uma gestão enxuta e ágil, além de promover uma dinâmica precisa para que se limite aos recursos necessários à realização do trabalho. Dessa forma, essa filosofia permite que a tecnologia seja utilizada com menos processos para fazer de maneira mais eficiente o que deve ser feito.

Dentro da engenharia, a aplicação da mentalidade Lean é conhecida como “Lean Engineering” ou “Engenharia Enxuta”. Essa abordagem visa otimizar os processos de desenvolvimento, projeto e produção de produtos na área da engenharia, buscando maximizar o valor entregue aos clientes e minimizar o desperdício.

Dessa forma, a aplicação da mentalidade Lean no setor de construção pode levar à execução das obras de forma mais rápida, eficiente e orientada pelo cliente, resultando em maior qualidade e redução de custos. Isso é especialmente valioso em um cenário em que a inovação é constante e a demanda por processos melhores e mais rápidos é crescente.

Então, com uma gestão baseada em dados e metas concretas, com tomada de ações consistentes e total visão da operação e processo, a abordagem Lean incentiva a colaboração entre diferentes equipes e departamentos envolvidos no processo de engenharia. Isso ajuda a reduzir o isolamento de informações e a melhorar a comunicação, o que é essencial para evitar retrabalho e acelerar o desenvolvimento.

A busca pela reengenharia das rotinas de gerenciamento e supervisão se faz necessária, não colocando no digital os processos atuais que não estão eficazes, mas sim pensando em como deixá-los mais diretos para prevenir, e não apenas documentar, atrasos e estouros de orçamento.

*Marcus Granadeiro é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, sócio-diretor do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia, membro do RICS - Royal Institution of Chartered Surveyors (MRICS) e do ADN (Autodesk Development Network) e certificado em Transformação Digital pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL