Atlas Copco provê solução para metrô de Santiago

By Fausto Oliveira04 February 2014

As obras de duas novas linhas do metrô de Santiago do Chile estão usando um sistema de geração de energia que vem garantindo economia de energia e tempo, o que permitirá cumprir com os prazos de entrega do projeto com mais facilidade.

Grandes máquinas tuneladoras estão trabalhando em nove diferentes pontos da capital chilena para abrir caminho para as duas novas linhas. Em total, a linha 3 terá 22,1 quilômetros de túneis, e a linha 6 terá 15, 3 quilômetros.

Os prazos dos projetos são de 2016 para a linha 6 e 2017 para a linha 3. Para cumprir com as datas estimadas, a empresa Metro de Santiago tem que mobilizar os trabalhos a tempo integral, 24 horas por sete dias a semana.

Obviamente, isso gera uma necessidade de geração de energia que não é menor. Aí se fez a escolha pelos conjuntos geradores da Atlas Copco. A firma sueca sugeriu ao consórcio responsável pela obra que em lugar de usar somente um gerador de 800 kVA por túnel, como estava planejado, se usassem dois geradores QAS 500 e QAS 325 em modo de sincronização.

O controle possibilitado por essa configuração faz com que o gasto de combustível seja mais racional. Além disso, o modo de sincronização permite que os geradores funcionem apenas quando sejam necessários. Mas da mesma forma a empreiteira sentiu o benefício de reduzir o barulho provocado pela escavação de túneis.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL