ASUR anuncia que vai operar com energia solar
17 December 2015
O mexicano Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR) anunciou que chegou a um acordo com a empresa Sun Power Corp. para a aquisição de 36 MW de energia solar para a operação de seus aeroportos no México. A ASUR opera oito aeroportos no sudeste mexicano e comprará a energia gerada em uma planta solar mediante um acordo para a aquisição de energia (PPA) a longo prazo com a SunPower.
A empresa divulgou que acredita que a medida deverá cobrir 100% das necessidades dos terminais, e além disso vai proteger a empresa contra os aumentos esperados nos preços de energia elétrica e proveniente de fontes de combustível fóssil, pois a geração solar tem um custo altamente competitivo.
As estratégias de eficiência energética da ASUR já são conhecidas, o grupo conseguiu reduzir o consumo de energia por passageiro em 34% nos últimos 6 anos. Para esse projeto em específico serão usados os painéis Oasis®, que são uma solução desenvolvida pela SunPower dedicada a projetos em grande escala, ela otimiza o uso da terra e da água em 75%, pois inclui um painel robótico de instalação rápida e pode melhorar o rendimento do sistema em 15%.
Estima-se que as obras para a implantação da planta solar comecem no início de 2016, e uma vez que a planta entre em operação, a SunPower ficará responsável por proporcionar os serviços de operação e manutenção, incluindo o monitoramento da produção da planta.