Associação europeia de locadores lança calculadora de CO2

By Belinda Smart13 January 2021

A Associação Europeia de Locadoras (ERA) lançou uma ferramenta online para cálculo de emissão de CO2 por equipamentos de construção, a ERA Equipment CO2 Calculator.

A calculadora determina a quantidade de carbono emitido pelos equipamentos de construção em todo seu ciclo de vida, e é aplicável a uma variedade ampla de máquinas, de miniescavadeiras e carregadeiras a geradores, plataformas elevatórias de lança e tesouras. Os resultados dão uma estimativa da pegada de carbono por hora de uso, o que permite aos usuários das máquinas de construção comparar diferentes cenários de uso, investigar qual parte do ciclo de vida contribui mais para a emissão de carbono e avaliar os efeitos da escolha de combustíveis alternativos.

A calculadora pode ser usada para avaliar um único período de um equipamento, determinar o impacto climático de frotas inteiras ou dar a pegada total de carbono de um site de construção durante seu funcionamento.

De acordo com Michel Petitjean, secretário geral da ERA, “a Calculadora de CO2 para equipamentos da ERA é a primeira do seu tipo e é uma ferramenta muito necessária para ajudar a reduzir as emissões no setor de construção. Ao permitir que os usuários de máquinas vejam a emissão de carbono de seu maquinário por cada hora de uso, podem tomar as decisões mais sustentáveis do ponto de vista ambiental ao decidir se alugam ou compram equipamentos, avaliar pontos de melhora e, em última instância, reduzir sua emissão de carbono”.

Após esta versão inicial, será lançada uma segunda versão nos próximos meses que permitirá aos usuários comparar diretamente dois cenários diferentes.

Como funciona

A Calculadora guia os usuários através de seis passos que demandam informação básica sobre as características e o uso de um equipamento: produção, transporte, vida útil e utilização do equipamento, consumo de energia, manutenção e fim de vida útil. A informação do usuário se combina com dados históricos para estimar a pegada de carbono de um equipamento durante seu ciclo de vida, apresentando uma quantidade de emissões por hora de uso e uma abertura de dados por parâmetro.

A calculadora é fácil de usar, com um processo de registro simples para que os usuários guardem seus cálculos para uso posterior. Alternativamente, os usuários podem fazer cálculos individuais sem necessidade de registro. A calculadora também pode ser inserida em sites externos na internet.

Histórico

A calculadora de CO2 de equipamentos da ERA, que complementa a calculadora de custo total de propriedade da entidade, está dirigida principalmente a usuários finais, empresas locadoras, distribuidores, fabricantes de equipamentos, autoridades públicas e outros usuários. Os cálculos foram desenvolvidos pela consultoria independente CE Delft, que desenvolveu pela primeira vez a ferramenta para o estudo “Emissões da Construção”, publicado em 2019. A ferramenta web foi criada pela Alias, especialista em TI da Itália.

More Articles from Construção Latino Americana
Vendas da Volvo CE crescem no primeiro trimestre
Nos três primeiros meses de 2021, as vendas líquidas da Volvo CE aumentaram 23%
Nova escavadeira Liebherr R 928 G8
Nova adição à família da geração 8
Enel Green Power cancela contrato com Tozzi Latam
Da empresa de energia querem continuar o trabalho mantendo o pessoal atual para dar continuidade às obras.