As operações de Puerto Angamos e TGN serão alimentadas por energia 100% renovável

Ao assinar um contrato de fornecimento de energia com a Colbún.

Colbún suministrará energía 100% renovable para las operaciones de Puerto Angamos y  TGN Colbun. A Colbún fornecerá energia 100% renovável para as operações de Puerto Angamos e TGN. (Foto: Colbún)

Puerto Angamos e sua subsidiária Terminal Graneles del Norte (TGN) assinaram um contrato com a geradora de eletricidade Colbún, que fornecerá energia 100% renovável para as operações do terminal, contribuindo assim para descarbonizar os processos industriais na região de Antofagasta, no norte do Chile.

O acordo, que terá duração de dez anos, entrou em vigor este mês e se estenderá até dezembro de 2033, envolvendo um fornecimento total de 24 GWh/ano, o que evitará a emissão de 7.214 toneladas de CO2/ano, o equivalente ao plantio de 68.709 árvores ou à retirada de cerca de 1.900 carros das ruas.

“O principal objetivo de nossa empresa é garantir o equilíbrio entre os processos e a proteção do meio ambiente e das comunidades. Nesse sentido, esse acordo, que faz parte da Estratégia de Sustentabilidade de Puerto Angamos e TGN, tem como objetivo alcançar um crescimento sustentável, refletindo o compromisso do terminal com a substituição da matriz energética do país por sistemas mais limpos e amigáveis”, disse José Sáenz, gerente geral de Puerto Angamos e TGN.

José Ignacio Escobar, CEO da Colbún, destacou que “Puerto Angamos tem sido um parceiro estratégico para a Colbún. Uma parte fundamental dos elementos que estão nos permitindo construir o Horizonte, o maior parque eólico do Chile, foi transferida daqui. Hoje temos o orgulho de consolidar essa aliança com a assinatura deste contrato, ajudando outros setores, como o portuário, a participar de uma transição energética responsável”.

Vale ressaltar que esse contrato se soma aos múltiplos avanços da empresa portuária no campo da energia limpa, onde se destacam o descarregamento de componentes eólicos e solares e o desenvolvimento de novos projetos relacionados ao hidrogênio e à amônia verde. Um marco relevante nessa questão é o fato de Puerto Angamos ter sido premiado com a recepção e descarga dos aerogeradores do Parque Eólico Horizonte de Colbún, o segundo maior da América Latina, com 140 aerogeradores e uma capacidade instalada de 816 MW, que começará a operar gradualmente em 2024, tornando-se um aliado estratégico do setor de energia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL