As cinco principais economias da América Latina em 2011

By Cristián Peters04 January 2012

Latinamerica

Latinamerica

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) estimou que a América Latina feche 2011 com um aumento de 4,4 % do seu Produto Interno Bruto, mas afirmou que a tendência de desaceleração no bloco regional seguirá e América Latina somente crescerá 3,7% em 2012.

Segundo o "Balance Preliminar" da Cepal, as cinco economias que mais se expandiram em 2011 foram:

1. Panamá: teve uma expansão de 10,5% no ano passado como conseqüência de numerosos projetos de infra-estrutura pública que estão sendo desenvolvidos no país, como por exemplo, a ampliação do canal do Panamá, o saneamento básico da Baía, seu primeiro metrô, entre outros.

2. Argentina: fechará com um aumento de 9%. A Cepal sinaliza que a cifra se deve a que "em 2011 se mantiveram várias das políticas expansivas utilizadas para enfrentar os efeitos da crise internacional".

3. Equador: registrará um avanço de 8% em sua economia. Muito mais sólido que o de 3,6% alcançado em 2010. O aumento foi impulsionado pela demanda interna, cujo principal motor é o forte gasto público.

4. Peru: encerraria o ano com um aumento de 7%. Para chegar a este numero, influenciaram "tanto a demanda interna - em particular o consumo e o investimento privado - como a externa, no contexto de uma mudança de governo.

5. Chile: cresceria em 2011 6,3%. A Entidade destacou a baixa taxa de desemprego e a inflação que se manteve em níveis esperados pelas autoridades monetárias.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL