Argentina vai destravar importações

By Fausto Oliveira14 December 2015

Mauricio Macri

Mauricio Macri

Uma importante mudança para o setor de comércio de equipamentos industriais e outros bens de capital na América do Sul está prestes a acontecer na Argentina. O governo do presidente Mauricio Macri confirmou para 31 de dezembro o fim da Declaração Jurada Antecipada de Importação, a DJIA.

Isso significa que a partir de 2016 todos os países voltarão a poder exportar para a Argentina sem ter que preencher uma série de requisitos burocráticos que desde janeiro de 2012 põem muitas travas de acesso ao mercado do país, que tem 40 milhões de habitantes e uma economia que é a segunda da América do Sul.

A medida dos anos kirchneristas na Argentina foi de proteção ao produto nacional, contra o importado. Mas ao longo dos anos mostrou-se um instrumento que provocou danos a ambos os lados do comércio da Argentina com o mundo.

Por um lado, muitas empresas tiveram que deixar de participar do mercado argentino, ou diminuir sua participação. Mas também aconteceu que empresas nacionais deixaram de ter acesso a bens de importação necessários para manter sua produção de bens.

O isolamento comercial somado a um problema de desvalorização do peso argentino, jamais reconhecido em sua totalidade pelo governo anterior, deixou a Argentina em má situação de reservas internacionais, com pouca capacidade de pagamento e endividamento para mobilizar sua atividade industrial.

Agora se espera que o fluxo comercial de bens industriais volte com vigor à Argentina, o que pode ajudar setores econômicos intensivos em consumo de bens de capital, como é o caso da construção.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL