Argentina sofre com inflação: os preços no atacado subiram 4,8% em junho

Esta variação é uma consequência do aumento de 5% em “Produtos Domésticos” e 2,5% em “Produtos Importados”, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

O índice de preços no atacado subiu 4,8% em junho e ficou abaixo da inflação no varejo nesse período - que atingiu 5,3% - enquanto o custo de construção avançou 6,3% no mesmo período, informou o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) na terça-feira.

Foto: FreePik

Desta forma, durante o primeiro semestre de 2022 os preços no atacado acumularam um aumento de 34,9%, enquanto o custo de construção subiu 29,9%. Entretanto, nos últimos 12 meses, os aumentos foram de 57,3% e 55,7%, respectivamente.

A variação da inflação no atacado é conseqüência de um aumento de 5% nos “produtos domésticos” e um aumento de 2,5% nos “produtos importados”, disse a agência oficial de estatísticas.

Por outro lado, o nível geral do índice de preços domésticos do núcleo atacadista (IPIB) mostrou um aumento de 4,3% no mesmo período. Neste caso, a variação é explicada pelo aumento de 4,4% em “Produtos domésticos” e 2,5% em “Produtos importados”.

Enquanto isso, o nível geral do Índice de Preços ao Produtor Básico (IPP) registrou um aumento de 4,1% no mesmo período, como conseqüência do aumento de 1,8% em “Produtos primários” e 5,1% em “Produtos manufaturados e energia elétrica”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL