Argentina recebe ajuda dos Estados Unidos em infraestrutura
21 January 2019
O Departamento do Tesouro norte-americano e o Banco BICE prestarão assessoria em análise, execução e seguimento de projetos.
Através da Oficina de Assistência Técnica Norte-americana (OTA) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, e da Direção de Infraestrutura do BICE, a Argentina e os Estados Unidos assinaram um novo acordo. O encontro aconteceu em Washington, e foi liderado pelo Ministro de Transporte argentino, Guillermo Dietrich.
O Departamento do Tesouro norte-americano apoiará o governo argentino na análise, execução, controle e seguimento de projetos de infraestrutura, entre elos os PPPs. Por outro lado, a prestação de assistência técnica da Direção de Infraestrutura contará com um assessor da OTA no banco.
“O de hoje foi um passo fundamental para estimular a execução do plano de infraestrutura nacional proposto pelo governo para melhorar a qualidade de vida de todos os argentinos. Contar com a experiência da OTA será um grande apoio técnico e uma contribuição importante para o rumo que o país está tomando”, assinalou José Luis Morea, gerente geral do BICE.
O acordo também ajudará a criar lineamentos e melhorar práticas para o monitoramento dos PPP, que incluam o controle de obrigações contingentes e outras obrigações fiscais, suporte adicional a outras entidades governamentais, e ajuda no desenvolvimento de um marco para o crescimento de pipelines, avaliação e preparação de projeto.