Argentina licita nova barragem
By Gabriel Lira08 August 2018
Projeto El Tambolar ficana província de San Juan.
O projeto de barragem El Tambolar, na Argentina, abriu suas licitações de obras, cujo investimento rondaria os US$ 750 milhões em 60 meses de execução. O projeto de hidroelétrica deverá gerar cerca de 310 GW, “e ajudará a que se adicionem 23 mil hectares de produção à província de San Juan”, como afirmou o ministro do Interior, Obras Públicas e Moradia do país, Rogelio Frigerio.
Sergio Uñac, governador de San Juan, destacou que “este projeto represará água, o que conectará a obra com o turismo, e agora colocamos à disposição dos interessados os editais para participar”.
Localizada no rio San Juan, a represa é um projeto de multipropósito para aproveitamento hidroelétrico, já que também pretende armazenar água para a população local, aumentar a produção agrícola e abrir oportunidade para uma industrialização da zona onde está.
O projeto em si prevê a construção da barragem, dos desaguadouros, um túnel de adução, a casa de máquinas e a diversas obras complementares. Além disso, se construirão dois túneis paralelos revestidos com concreto armado na ala direita do rio, a fim de desviar o curso do rio por dentro da montanha, para secar a zona onde se levantarão o dique e suas obras complementares.
Os túneis terão seis metros de diâmetro e comprimento de 472 e 474 metros, cada um. Um deles funcionará, posteriormente, como descarregador de fundo, em razão do que se construirá em seu interior uma câmara de comportas e um terceiro túnel de acesso a ela, com comprimento de 305 metros.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

