Argentina e Uruguai discutem nova ponte

By Fausto Oliveira03 October 2016

Victor Rossi

Victor Rossi

O ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Victor Rossi (foto), revelou que seu país e a Argentina querem pôr em andamento o projeto de uma quarta ponte rodoviária entre os dois países.

O projeto em questão seria entre Zárate, na Argentina, e Nueva Palmira, no Uruguai. Trata-se do mesmo projeto que se discute há cerca de 15 anos, que é mais conhecido como ponte “Treinta e Tres Orientales”. As positivas relações entre os governos vizinhos possibilitam a discussão do projeto, depois que ao final do governo argentino anterior se criaram certos atritos com o Uruguai que paralisaram projetos em comum.

A ponte Zárate – Nueva Palmira, que teria extensão de 3,4 quilômetros, viria a se integrar às três outras pontes fronteiriças existentes entre os dois países. Embora o interesse privado seja pela construção de uma ponte exclusivamente automobilística, o projeto pode estipular deixar prevista uma segunda etapa que ofereça uma conexão ferroviária complementar sem entrar em conflito com o traçado rodoviário.

O ministro uruguaio Rossi afirmou que existe o interesse binacional na construção desta nova ponte. Disse que já estão coordenando uma nova reunião entre os presidentes Mauricio Macri e Tabaré Vázquez, mas enfatizou que “deve-se levar tudo com prudência, porque ainda não se saiu do terreno do interesse mútuo, e como toda obra, precisa de investimentos, trabalho e tempo”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL