Argentina e Chile voltam a falar de conexões

13 May 2014

Aconcagua

Aconcagua

As presidentes de Argentina e Chile, Cristina Fernández e Michelle Bachelet, assinaram acordos para retomar dois importantes projetos de conexão entre os dois países, durante a visita da chilena a Buenos Aires. Pelo acordo, voltam à vida os projetos do corredor bioceânico Aconcagua e o túnel Agua Negra.

O corredor Aconcagua (foto) é uma proposta de um grupo privado argentino, Corporación América, para conectar a província argentina de Mendoza à 5ª região do Chile, no centro do país. O orçamento original do projeto era de US$ 3,5 bilhões em 2009, quando se assinaram os primeiros acordos para leva-lo adiante, mas sem ter havido progressos.

Pelo corredor de ferrovias e rodovias, poderiam ser transportadas 13 mil toneladas de carga ao ano entre os dois países, de acordo com as estimativas da empresa que o planejou. A licitação deveria haver sido convocada em 2012, mas isso não aconteceu. E o tempo esperado de construção seria de dez anos.

Por sua vez, o túnel Agua Negra é um projeto rodoviário para conectar a província de San Juan, na Argentina, com a 6ª região do Chile, mais ao sul. Esse projeto parece mais próximo de se tornar realidade, porque 23 empresas já manifestaram seu interesse. Espera-se para esse ano a licitação; o orçamento original é de US$ 1 bilhão.

Chineses

Enquanto argentinos e chilenos não andavam com os projetos de integração pela fronteira, a construtora China State entrou em campo. A maior construtora do mundo, pertencente ao governo chinês, manifestou sua intenção de construir uma ferrovia bioceânica conectando dois portos na província argentina de Chubut com a costa chilena.

Executivos da empresa chinesa chegaram a confirmar publicamente seu interesse no projeto e a se comprometer em apresentar um projeto de engenharia. Mas ainda que o governador de Chubut já tenha falado da iniciativa mais de uma vez, da parte do Chile nunca houve confirmação a respeito desse projeto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL