Argentina e Chile começam o túnel Água Negra
By Fausto Oliveira18 October 2016
Os governos do Chile e da Argentina deram o primeiro passo concreto rumo à licitação do projeto binacional do Túnel Água Negra, com o início da pré-qualificação das empresas interessadas em construir a infraestrutura.
O projeto consiste numa conexão rodoviária entre a província de San Juan, no lado argentino, e a região de Coquimbo, no Chile, cortando a Cordilheira dos Andes. O túnel terá 14 quilômetros de comprimento, e seu orçamento está calculado em US$ 1,47 bilhão.
A cerimônia de início da pré-qualificação contou com a participação do ministro argentino de Finanças, Alfonso Prat-Gay, que disse que a obra é um sonho antigo de ambos os países, e deu crédito ao Banco Interamericano de Desenvolvimento pelo aporte financeiro que o possibilitou.
Se preveem entre oito e dez anos de obras, desde o momento que inicie a construção. Além da conexão interoceânica entre Argentina e Chile, o Túnel Água Negra possibilitará uma conexão com a região de Porto Alegre, através da malha viária já existente na Argentina.
Assim, o potencial econômico de geração de riqueza com esta infraestrutura está calculado em US$ 252 bilhões entre os três países.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

