Argentina e Chile começam o túnel Água Negra

By Fausto Oliveira18 October 2016

agua negra túnel

agua negra túnel

Os governos do Chile e da Argentina deram o primeiro passo concreto rumo à licitação do projeto binacional do Túnel Água Negra, com o início da pré-qualificação das empresas interessadas em construir a infraestrutura.

O projeto consiste numa conexão rodoviária entre a província de San Juan, no lado argentino, e a região de Coquimbo, no Chile, cortando a Cordilheira dos Andes. O túnel terá 14 quilômetros de comprimento, e seu orçamento está calculado em US$ 1,47 bilhão.

A cerimônia de início da pré-qualificação contou com a participação do ministro argentino de Finanças, Alfonso Prat-Gay, que disse que a obra é um sonho antigo de ambos os países, e deu crédito ao Banco Interamericano de Desenvolvimento pelo aporte financeiro que o possibilitou.

Se preveem entre oito e dez anos de obras, desde o momento que inicie a construção. Além da conexão interoceânica entre Argentina e Chile, o Túnel Água Negra possibilitará uma conexão com a região de Porto Alegre, através da malha viária já existente na Argentina.

Assim, o potencial econômico de geração de riqueza com esta infraestrutura está calculado em US$ 252 bilhões entre os três países.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL