Argentina decreta colapso no sistema elétrico

24 December 2015

Mauricio Macri

Mauricio Macri

O governo argentino declarou emergência no sistema elétrico do país até o final de 2017, após alegar que as redes de distribuição estão à beira de um colapso.

O alerta foi dado por um decreto emitido pelo presidente Mauricio Macri que instrui o governo a aplicar medidas corretivas para oferecer o serviço adequado até 31 de dezembro de 2017.

Em uma coletiva de imprensa o Ministro de Energia e Mineração, Juan José Aranguren assegurou que o colapso pode ser evitado e que as medidas necessárias serão tomadas.

O país se vê afetado por cortes programados na distribuição de energia, no ano passado foram 33 horas de corte por usuário. O ministro reconheceu a medida e culpou a ausência de renegociação com os contratos de abastecimento elétrico em 14 anos. Segundo ele, falta um esquema tarifário mais eficiente, um programa de uso racional da energia e uma oferta para realizar investimentos no setor.

O ministro reiterou que fará mudanças nos subsídios de consumo de eletricidade e que após resolver a emergência irá gerar as condições para renegociar os contratos e garantir um serviço elétrico que corresponda com a tarifa paga pela população, e finalizou com um apelo aos usuários que limitem o uso de equipamentos como o ar condicionado.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL