Argentina: construção registra uma melhoria de 5,4%

By Luciana Guimaraes13 June 2022

Casa Rosada en Argentina Casa Rosada en Argentina. (Foto: AdobeStock/Luis)

A atividade industrial cresceu 5% em abril em comparação com março e 4,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado, dando um aumento cumulativo de 4% nos primeiros quatro meses do ano, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

Enquanto isso, a atividade no setor de construção avançou 5,4% em abril em comparação com o mês anterior, 8,8% ano a ano, e 3,1% nos primeiros quatro meses de 2022, acrescentou a agência oficial de estatísticas.

O índice de produção industrial de abril registrou o terceiro aumento consecutivo. Além disso, o nível de abril é 9,2% superior ao de abril de 2019, de acordo com o Ministério da Economia.

Os maiores aumentos anuais foram em equipamentos de transporte (+49,1%); Vestuário, couro e calçados (+40,4%), o setor com maior contribuição para o crescimento do mês (+1,7%); Veículos automotores (+25,1%); Máquinas e equipamentos (+21,9%) e Borracha e plásticos (+15,5%).

Na série ajustada sazonalmente, o IPI em abril cresceu 5% ao mês, recuperando-se do declínio em março, quando caiu 4,9%. Com estes dados, está 12,6% acima do nível pré-covid de fevereiro de 2020 e apenas -2,9% do pico de setembro de 2017.

Construção

Em abril de 2022, o Indicador Sintético de Atividade de Construção (ISAC) subiu 8,8% e as séries ajustadas sazonalmente aumentaram 5,4% mês a mês. Assim, a atividade de construção está a um nível 31,3% superior ao de fevereiro de 2020 e apenas -3,3% abaixo do pico de dezembro de 2017 na série ajustada.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL