Argentina conclui túneis de novo emissário

By Fausto Oliveira08 July 2019

Novo sistema no Arroyo Vega permitirá evitar enchentes em vários bairros da grande Buenos Aires.

arroyo vega

Na Argentina, anunciou-se a conclusão do novo túnel emissário do Arroyo Vega, bacia hidrográfica subterrânea cujo escoamento terá sua capacidade aumentada com esta obra, a fim de que se evitem enchentes em várias comunas da grande Buenos Aires.

A bacia do Arroyo Vega tinha uma capacidade máxima de canalizar 48 milímetros de água de chuva forte constante por duas horas, até que começava a enchente. Com a construção do novo sistema, a capacidade total passa a ser de 81 milímetros.

A construção do novo túnel consistiu em dois trechos de perfuração subterrânea. No primeiro, com 5,9 quilômetros de comprimento, usou-se uma máquina tuneladora TBM de nome Elisa, em homenagem à primeira graduada de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, em 1918. O segundo trecho teve métodos convencionais usados em 2,4 km de comprimento.

Cerca de 400 trabalhadores atuaram na obra desde o início do Plano Hidráulico de Buenos Aires, em 2015. Cerca de 42,7 mil metros cúbicos de concreto foram lançados nos dois túneis.

Agora, o projeto continuará com a construção de 12 ramais secundários ao sistema, que, somados, terão comprimento total de 10,5 quilômetros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL