Argentina anuncia novo projeto com China State

By Fausto Oliveira03 April 2014

China State Logo

China State Logo

Depois de confirmar sua entrada no mercado argentino por uma obra de dois aquedutos na província de Entre Ríos, a maior construtora do mundo, a chinesa China State (CSCEC), foi mencionada pelo governador da província de Chubut como financiadora de um projeto de conexão entre Argentina e Chile por via férrea.

De acordo com o governador de Chubut, Martín Buzzi, já houve um encontro seu com o chefe da agência chilena de desenvolvimento Corfo, Claudio Mosqueira, e representantes da China State, para discutir o projeto.

A autoridade argentina disse que sua ideia é conectar as localidades costeiras argentinas de Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia com algum ponto não especificado no Chile, o que criaria um corredor interoceânico sobre trilhos.

O governador de Chubut não deu mais detalhes do seu projeto. Principalmente, não ficou clara qual seria exatamente a participação da China State em seu desenvolvimento. O certo é que a maior construtora do mundo já está na Argentina com projetos ainda pequenos de infraestrutura, mas representantes seus já teriam anunciado a intenção de fazer investimentos maiores no país (leia artigo relacionado abaixo).

Há outros projetos de conexão interoceânica entre os países da América do Sul. O mais conhecido também envolve Argentina e Chile, o corredor Aconcágua. Essa estrutura será mais completa, e quando estiver pronta oferecerá ferrovias e rodovias conectando as costas dos dois países. Mas se o projeto contava com início de obras em 2012 e prazo de dez anos, até agora nem sequer começaram os trabalhos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL