Argentina anuncia novo projeto com China State
03 April 2014
Depois de confirmar sua entrada no mercado argentino por uma obra de dois aquedutos na província de Entre Ríos, a maior construtora do mundo, a chinesa China State (CSCEC), foi mencionada pelo governador da província de Chubut como financiadora de um projeto de conexão entre Argentina e Chile por via férrea.
De acordo com o governador de Chubut, Martín Buzzi, já houve um encontro seu com o chefe da agência chilena de desenvolvimento Corfo, Claudio Mosqueira, e representantes da China State, para discutir o projeto.
A autoridade argentina disse que sua ideia é conectar as localidades costeiras argentinas de Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia com algum ponto não especificado no Chile, o que criaria um corredor interoceânico sobre trilhos.
O governador de Chubut não deu mais detalhes do seu projeto. Principalmente, não ficou clara qual seria exatamente a participação da China State em seu desenvolvimento. O certo é que a maior construtora do mundo já está na Argentina com projetos ainda pequenos de infraestrutura, mas representantes seus já teriam anunciado a intenção de fazer investimentos maiores no país (leia artigo relacionado abaixo).
Há outros projetos de conexão interoceânica entre os países da América do Sul. O mais conhecido também envolve Argentina e Chile, o corredor Aconcágua. Essa estrutura será mais completa, e quando estiver pronta oferecerá ferrovias e rodovias conectando as costas dos dois países. Mas se o projeto contava com início de obras em 2012 e prazo de dez anos, até agora nem sequer começaram os trabalhos.