ArcelorMittal lança soluções sob medida em aço e tecnologia para a construção civil

Grupo apresentou na Feicon o Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb, primeiro produto da empresa na América Latina com baixa pegada de carbono

O mercado da construção civil no Brasil e no mundo tem buscado obras mais produtivas, sustentáveis, com menor desperdício de material e soluções customizadas e concentradas no desempenho. A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, está atenta à tendência e focada em sistemas construtivos inteligentes para atender às necessidades dos clientes. A empresa mostrou seu amplo portfólio de produtos, soluções e serviços durante a Feicon 2024, a mais completa feira do setor de construção civil e arquitetura da América Latina, que ocorreu entre os dias 02 e 05.04, no São Paulo Expo, na capital paulista.

“A ArcelorMittal vem acompanhando de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras, pioneiras e ecoeficientes visando a aplicação direta na construção civil, com foco do cliente e alinhado com as principais tendências globais. Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Everton Negresiolo, Vice- Presidente Comercial e Metálicos Aços Longos Brasil da ArcelorMittal.

Além da apresentação de soluções em aço como vergalhões de alta performance, formas incorporadas, telas soldadas especiais, estruturas armadas e o amplo portfólio para autoconstrução, estiveram presentes especialistas da companhia e representantes do ecossistema da construção civil, incluindo a Cátedra Construindo o Amanhã, convênio entre a ArcelorMittal e a USP, e a startup Engenharia Inovação, criada em parceria com a Impacto.

Também foi possível conhecer mais sobre a atuação da empresa, uma das líderes mundiais em reciclagem de sucata metálica, para aumentar a utilização da matéria-prima em seus processos – estratégia fundamental para possibilitar a descarbonização da produção de aço – e sobre a metodologia Steligence, que tem como objetivo dar suporte a projetos inovadores, rentáveis e sustentáveis com foco do cliente. Com ela, é possível analisar o ciclo de vida das construções e utilizar uma série de indicadores para uma avaliação comparativa entre um projeto de referência e soluções alternativas, visando benefícios baseados nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

 A empresa tem evoluído na consolidação e aprimoramento do desenvolvimento de produtos de alta qualidade, exclusivos e diferenciados. O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb é um deles. Trata-se do primeiro produto da empresa – produzido na América Latina – com utilização de 100% de material reciclado e 100% de energia renovável na sua produção, garantindo a redução das emissões de CO 2 (redução da ordem de 60% das emissões, escopos 1, 2 e 3) em comparação com o vergalhão tradicional da empresa.

A solução pioneira ecoeficiente foi lançada pela produtora de aço em 2022 e, desde então, com sua ampliação no mercado, vem passando por importantes avanços em sua aplicação, principalmente nas áreas de construção predial, industrial, comercial e de infraestrutura. O vergalhão está sendo produzido nas unidades industriais de Piracicaba (SP) e Resende (RJ).

O vergalhão ArcelorMittal 50 S - AR, aço de alta resistência mecânica com limite de escoamento mínimo de 700 MPA (40% mais resistente que o vergalhão padrão CA50/S), é outra solução em destaque no evento. Seu desenvolvimento também é pioneiro no Brasil e conta com a parceria da Cátedra Construindo o Amanhã.

“O desenvolvimento contínuo das soluções em aço para a construção tem como objetivo gerar ganhos ambientais e econômicos para os clientes, impulsionando o setor por meio da produtividade, racionalização e industrialização. O relacionamento comercial e o suporte técnico são uma forma de buscarmos a melhor aplicação dos nossos produtos e serviços, com foco do cliente, qualidade ArcelorMittal e soluções de engenharia”, completa Negresiolo. 

Futuro Sustentável - A ArcelorMittal reservou ainda espaço para destacar a sua experiência com a inovação aberta. Com cerca de 25 mil conexões, o Açolab, laboratório de inovação pioneiro no segmento, participará juntamente com startups com foco no setor da construção civil (Modularis, Agilean e Housi) e gestão de resíduos (Vertown).

As empresas tiveram investimento para aceleração realizado pelo Açolab Ventures, fundo de gestão da produtora de aço. Criado em 2021, o fundo de Corporate Venture Capital (CVC) vai investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas e médias empresas inovadoras.

 

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL