ArcelorMittal Brasil publica Relatório de Sustentabilidade 2021

A publicação apresenta as principais iniciativas e resultados, além de dados sobre governança corporativa, riscos, desafios e oportunidades. Com investimentos em curso na operação Brasil, a meta de tornar-se carbono neutro até 2050 e os aportes destinados aos projetos sociais são alguns dos destaques do relatório.

O documento já está disponível no site https://brasil.arcelormittal.com/ sala-imprensa/publicacoes-relatorios.

O Relatório de Sustentabilidade reúne informações sobre diversos aspectos da atuação da ArcelorMittal Brasil e traz uma atualização em sua construção: a adoção de novos temas materiais.

Companhia revela, por exemplo, que fechou o ano de 2021 com autogeração de 44% de energia e compra de 56% de energia elétrica, sendo 90% certificada de matriz renovável.

A meta é alcançar 100% de fontes renováveis até 2030.

Em cada operação, há o gerenciamento do consumo e a distribuição de energia elétrica e gases energéticos nos processos produtivos, como gás de coqueria, gás de alto-forno e gás de convertedor, de acordo com indicadores de eficiência do uso desses insumos energéticos e outros materiais, parte integrante dos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) e de meio ambiente (ISO 14001).

Esses processos passam por avaliações periódicas das diretorias industriais, assim como por auditorias internas e externas, buscando identificar e incorporar boas práticas e tecnologias mais eficientes. A gestão eficiente de energia é um compromisso de todas as unidades da ArcelorMittal Brasil e está alinhada à diretriz no 6 de sustentabilidade do Grupo: “Usuário responsável de energia, ajudando a criar um futuro com baixa emissão de carbono”.

Informações relatam desde a qualidade de vida dos empregados até a forma como a sociedade percebe a empresa. Foto: ArcelorMittal

A empresa busca otimizar o uso dos recursos energéticos e aproveitar os potenciais energéticos disponíveis.

No Espírito Santo, na unidade de Tubarão, a ArcelorMittal Brasil inaugurou, em 2021, a maior planta de dessalinização de água do mar do país, com capacidade inicial para dessalinizar 500 m 3 /hora de água, proporcionando maior segurança hídrica para a empresa e para o estado. O sistema de ponta é resultado de investimentos de R$ 50 milhões e utiliza tecnologia de osmose reversa, bastante comum em países como Israel, Espanha e Estados Unidos, para captação de água do mar

Elaborado com a metodologia Global Reporting Initiative (GRI), - referência mundial para os relatos de desempenho corporativo -, o modelo de materialidade foi criado após quatro etapas (identificação, priorização, análise e mapeamento).

O Relatório de Sustentabilidade destaca ainda as ações de atração e retenção de talentos e na área de diversidade e inclusão; os produtos e soluções desenvolvidos pela empresa em seus laboratórios de inovação e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

O material relata ainda o impacto social da empresa (com os programas desenvolvidos pela Fundação ArcelorMittal e diversos projetos apoiados) e as principais premiações recebidas ao longo do ano de 2021.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL