Apresentam projeto final para construção do corredor Bioceânico Aconcágua

By Clarise Ardúz02 August 2011

Corredor Bioceánico

Corredor Bioceánico

O projeto final para a construção do denominado Corredor Bioceânico Aconcágua, que unirá a Argentina ao Chile por meio de um túnel ferroviário, foi apresentado em Buenos Aires pelo Consórcio que impulsiona a iniciativa, o qual está composto pelas argentinas Corporación América y Contreras Hermanos, a japonesa Mitsubishi Corporation, a chilena Empresas Navieras e a italiana Geodata SPA.

De acordo ao publicado, o objetivo é que neste semestre seja divulgado o convite da licitação para a construção.

O projeto inclui a construção de um túnel ferroviário sob a Cordilheira de Los Andes, de 52 quilômetros de extensão, entre Los Andes, no Chile, e a província argentina de Mendoza. Espera-se que o corredor potencialize o comércio entre as economias da Ásia Pacífico e do Mercosul, e consolidará a integração chileno-argentina.

O corredor será uma alternativa em vez de usar a estrada Cristo Redentor, cuja máxima capacidade de carga é de sete milhões de toneladas, enquanto que pelo túnel construído em uma área de pouca altitude, passarão 77 milhões de toneladas anuais.

A obra exigirá um investimento de US$3 bilhões e está previsto que seja inaugurada em 2022.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL