Apresentam projeto final para construção do corredor Bioceânico Aconcágua

02 August 2011

Corredor Bioceánico

Corredor Bioceánico

O projeto final para a construção do denominado Corredor Bioceânico Aconcágua, que unirá a Argentina ao Chile por meio de um túnel ferroviário, foi apresentado em Buenos Aires pelo Consórcio que impulsiona a iniciativa, o qual está composto pelas argentinas Corporación América y Contreras Hermanos, a japonesa Mitsubishi Corporation, a chilena Empresas Navieras e a italiana Geodata SPA.

De acordo ao publicado, o objetivo é que neste semestre seja divulgado o convite da licitação para a construção.

O projeto inclui a construção de um túnel ferroviário sob a Cordilheira de Los Andes, de 52 quilômetros de extensão, entre Los Andes, no Chile, e a província argentina de Mendoza. Espera-se que o corredor potencialize o comércio entre as economias da Ásia Pacífico e do Mercosul, e consolidará a integração chileno-argentina.

O corredor será uma alternativa em vez de usar a estrada Cristo Redentor, cuja máxima capacidade de carga é de sete milhões de toneladas, enquanto que pelo túnel construído em uma área de pouca altitude, passarão 77 milhões de toneladas anuais.

A obra exigirá um investimento de US$3 bilhões e está previsto que seja inaugurada em 2022.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL