Apostando pela mobilidade

11 December 2012

Shantui Loader

Shantui Loader

A América Latina está crescendo. Os países estão se modernizando. A construção está no auge na maior parte da região. Sob esse ritmo, as grandes cidades estão necessitando cada vez mais materiais de origem geológica para edificação, pavimentação e nivelamento de terrenos.
Esses materiais -areias, pedras, cascalhos ou argila, entre outros- geralmente, são encontrados em pontos cada vez mais distantes das áreas urbanas e, devido à sua condição, em geral volumoso ou simplesmente pesado, acarreta importantes gastos em transporte, além dos custos pelos equipamentos de extração e processamento.
Por essa razão o ideal é obter esses materiais em lugares próximos à áreas urbanas e as empresas, dedicadas à sua extração, estão optando por equipamentos móveis com características que os tornam mais eficientes.
Certamente os equipamentos móveis mais modernos podem trazer uma diferença real nos lucros das empresas. Em uma edição anterior da Construção Latino-Americana foi mostrado o caso da empresa argentina Caminos del Mercosur, que apresentava custos de frete tão altos que podiam encarecer o valor final dos agregados em até 200%. Por essa razão, a empresa decidiu adquirir um britador móvel da companhia de origem sueca Sandvik, o QJ341.

Britagem
Como foi dito anteriormente, a grande vantagem que oferecem os equipamentos de britagem e peneiramento móveis é que são capazes não apenas de se locomover dentro da pedreira, mas também podem ser transportados em caminhões leves e começar a operar rapidamente, sem a necessidade de instalações prévias dentro da pedreira.
O QJ341 possui uma abertura de 1200 x 750 cm e uma capacidade de produção de até 400 toneladas por hora. Foi feito especialmente para ser operado por controle remoto, seu monitor a cores permite ao operador observar e controlar o trabalho, e sua capacidade de auto ajuste de sua alimentação, características estas que a levam a uma produção mais eficiente. O britador também oferece um fácil acesso ao motor, facilitando a manutenção.
Por sua parte, o Grupo Wirtgen conta com uma ampla gama de máquinas para britagem e peneiramento móvel através da alemã Kleemann, empresa que tem estado muito ativa no desenvolvimento e inovação do conceito de britagem móvel. “Contamos com britadores de mandíbulas Mobicat, britadores cônicos Mobicone, britadores de impacto e impactadores de eixo horizontal Mobirex, o exclusivo sistema para a britagem de impacto de eixo horizontal, Mobifox para a produção de fino (de 0 a 10mm), e peneiras móveis Mobiscreen”, comenta Jorge Sales, consultor regional de vendas da Wirtgen Brasil – Kleemann.
A empresa, que destaca a mobilidade de seus sistemas de britagem e a personalização de seus equipamentos para se adequar às necessidades específicas de seus clientes, demonstra boas expectativas com relação ao mercado latino-americano.
A maior concentração de equipamentos Kleemann está no Chile, na mineração do mercúrio e do cobre. Na Colômbia, por sua vez, está presente na produção de agregados para a construção. Enquanto que no Brasil está nas mais diferentes aplicações e projetos mineiros, na reciclagem de resíduos de construção e transformação de escórias de alto-forno da indústria siderúrgica.
Por outro lado, a Metso, fabricante finlandesa dos britadores Lokotrack, garante importantes economias, que podem alcançar 30%, no que se refere ao consumo de combustível com a Lokotrack LT106, a incorporação mais recente da série, que combina eficiência na britagem com um baixo consumo e um impacto mínimo no meio ambiente.
“Hoje em dia, com o aumento dos preços da energia, a economia de combustível se torna cada vez mais algo decisivo na hora de contratar uma britagem lucrativa. Durante a criação da LT106, a atenção ficou focada na economia global de combustível. Os testes mostram que alcançamos a economia de combustível que tínhamos como objetivo”, afirma Jouni Hulttinen, responsável pelo produto para a Lokotrack LT106.
A LT106 conta com um triturador de mandíbulas C106, que agora apresenta um novo sensor analógico para detectar obstruções de material de alimentação e um controle ativo de reciclagem (ASC) para a britagem segura de materiais provenientes de reciclagem ou escória siderúrgica. A C106 tem uma boca de alimentação grande, de 1060 x 700 mm (42 x 28”), e uma excentricidade, que garante um elevado fator de redução.
Outra de suas características de destaque é o breve tempo necessário para sua realocação e configuração. Pode ser transportada com a esteira transportadora lateral e as paredes da tremonha podem ser inclinadas e abertas hidraulicamente de forma segura.
A companhia austríaca Rubble Master também dedicou seus esforços em criar um sistema de transporte mais fácil. Uma prova disso é o britador móvel RM100 GO. O equipamento possui uma corrente principal de descarga desmontável, um sistema de liberação rápida e a nova malha MS100 GO.
Com relação às malhas das peneiras, a Major Wire de Illinois, nos Estados Unidos, ressalta a Flex-Mat 3 Series LFM, que se posiciona sobre os arames padrão de arpa e piano (que geralmente usam deslizadores duros de metal ou plástico) já que conta com arames retos dentro de faixas de poliuretano moldado, que elimina o atrito de aço com aço, oferecendo até o dobro da duração.
Por outro lado, a também norte-americana IRock lançou uma peneira para trabalho pesado TS-522 Heavy Duty Screener, ideal para operações de médio e grande porte, que pode ser usada para trabalhos com reciclagem, areia e cascalho, ou como parte de um circuito de trituração. Desenhada para uma alta produtividade, o TS-522 conta com uma tremonha extra e uma maior capacidade de armazenamento que qualquer outra peneira da classe.

Produtividade
Mas antes da britagem e do peneiramento, na extração do material, o mais importante é a produção e sua disponibilidade. Pás carregadeiras de pneus, escavadeiras e caminhões basculantes articulados projetados especialmente para resistir às condições dos ambientes de extração de grande exigência é o segredo. Potência, força e durabilidade são algumas das características que concentram a atenção dos fabricantes.
A chinesa Shantui tem uma ampla gama de equipamentos de movimentação de material. Seus principais equipamentos na América Latina, segundo Charles Chai, representante executivo da Shantui Brasil, são os bulldozers SD32W, SD22W e SD16, a pesar de que o executivo também destaca o aumento de suas exportações de escavadeiras (SE10 e SE20) e pás carregadeiras de pneus (SL50W-3).
O bulldozer SD32W, desenhado para tarefas de mineração e de pedreiras, está equipado com um motor turbo Cummins de 315 HP. Por sua vez, a carregadeira de pneus SL50W possui um motor Weichai de 247 HP, uma capacidade de carga de cinco toneladas e uma caçamba de 3 m3. A bomba dual hidráulica permite uma carga maior e uma força de elevação de 185 kN.
Apesar de que o Chile e o Peru são os maiores mercados para a asiática, a companhia intensificou suas vendas e marketing no Brasil e no Panamá. “E em 2013, a Shantui pretende se desenvolver no mercado mexicano, boliviano e colombiano”, finaliza o executivo.
A coreana Doosan também está fortalecendo sua presença no mercado latino-americano e recentemente lançou sua maior pá carregadeira de pneus para a região: uma nova geração da DL550. Com uma capacidade de caçamba de 5,4 m3, a pá carregadeira está desenhada para satisfazer uma ampla gama de necessidades de manuseio de materiais de carga e transporte de material granulado (como areia e cascalho) para a indústria, a mineração e as aplicações de pedreiras.
Uma característica chave do novo equipamento é seu motor Scania DC13 de 12,7 litros, que cumpre com a norma Tier 2 e que tem uma potência máxima de 294 kW a 2100 rpm.

Powerscreen cresce na América Latina
Uma empresa com ampla experiência em britagem é a Powerscreen, que tem tido um aumento em suas operações na América Latina, região que se manterá como um foco de importância, segundo destaca Iain Laidler, gerente de distribuição para a América do Sul.
“Enquanto a produção de cimento e a demanda dos agregados tem crescido ano após ano na maioria da América Latina, diferentes fatores explicam essa demanda maior nos diversos países: Brasil tem sido impulsionado por melhorias em infraestrutura antes da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro; o crescimento dos agregados no Chile está relacionado com o crescimento da mineração; a Colômbia, por sua vez, está em um processo de crescimento graças à moradia social; e a Venezuela tem recebido impulso dos investimentos em petróleo e gás. Essa variedade representa uma plataforma estável, mas diversa para continuar conduzindo nosso negócio oferecendo aos clientes o equipamento adequado a um custo operacional baseado no nível de produção exigido e o custo esperado por tonelada”, explica o executivo.
A companhia oferece uma gama completa de britadores (de mandíbulas, cônicos e de impacto), de esteiras ou móveis, como também peneiras inclinadas e horizontais. “Ao contar com uma ampla gama de máquinas disponíveis, podemos oferecer soluções mais flexíveis, tanto para a mineração e as pedreiras”, comenta Laidler.
O executivo também ressalta a rede de distribuição da empresa, que está composta por 120 distribuidores credenciados no mundo todo “e que oferecem apoio, conhecimento e experiência aos nossos clientes, inclusive nos lugares mais remotos”, finaliza.

Metso fornece equipamentos para o grupo Galvani
A Metso fornecerá equipamentos para a moenda e para o manuseio de materiais a granel do Grupo Galvani, empresa familiar brasileira que atua na áreas de mineração, fertilizantes e construção.
Os dois contratos fechados com a Metso incluem o fornecimento de um ‘traveling stacker’ (empilhador móvel de trilhos), um ‘bridge reclaimer’ (recuperador tipo ponte) e duas esteiras transportadoras para pátio (yard conveyors), dois moinhos de barras, e dois moinhos de bolas, além de serviços de campo para a montagem e a entrada em funcionamento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL