ANI promove projeto de navegabilidade do Rio Meta

Ouça este artigo

Este projeto promete transformar não apenas a integração econômica regional, mas também promover o comércio e o transporte de mercadorias diversas

A Agência Nacional de Infraestruturas (ANI) lançou um ambicioso projeto estruturante abrangente que visa garantir a navegabilidade do Rio Meta. Atualmente, 10 consórcios manifestaram interesse em participar do processo seletivo para esta iniciativa.

Rio Meta, Colombia Río Meta (Foto: ANI)

O investimento para este projeto é de US$ 8.500 milhões. A entidade busca a contratação de uma estruturação abrangente que contemple a atualização dos projetos de infraestrutura. Esses projetos servirão de base para o desenvolvimento da futura Associação Público-Privada (PPP) do Rio Meta.

O consultor especializado premiado terá até dezembro de 2024 para apresentar os resultados da estruturação. Espera-se incluir uma atualização dos estudos realizados há uma década pela Universidad del Norte, Invias e Ministério dos Transportes.

“O objetivo é aumentar a navegabilidade fluvial na Colômbia e promover um transporte competitivo, seguro e limpo. Essa iniciativa vai melhorar a integração econômica regional e facilitar o acesso às comunidades remotas do centro-leste do país”, explica Jonathan Bernal, vice-presidente de Estruturação da ANI.

A proposta vencedora deverá projetar um canal padrão que conecte Puerto López (Meta) a Puerto Carreño (Vichada). Esse canal terá um papel fundamental no escoamento de produtos como gado, grãos, arroz, palma africana, soja, milho, cana-de-açúcar e materiais de construção, reduzindo significativamente os custos logísticos.

O Rio Meta é vital para a Colômbia, pois é uma artéria fluvial que pode potencializar o potencial agrícola do país para a produção agroindustrial e florestal. Além disso, facilitará o comércio com a Venezuela por fazer parte da zona hidrográfica do Orinoco.

A ANI, juntamente com o Ministério dos Transportes, tem o desafio de promover a intermodalidade, integrando vários modais de transporte para promover o desenvolvimento económico e o funcionamento eficaz deste canal navegável.

A adjudicação da consultoria especializada está prevista para o terceiro trimestre de 2023.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL