Angola inaugura Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca, construído pela OEC

Projeto gerou mais de 60 mil empregos e é responsável atualmente por 40% da necessidade energética do país

O governo de Angola inaugurou no último dia 12 o Aproveitamento Hidrelétrico (AH) de Laúca, obra construída pela OEC - Engenharia e Construção e que adiciona 65,5 megawatts gerados pela Central Ecológica ao complexo energético, o maior do país e um dos maiores da África. Com a conclusão das obras, Laúca oferece 2.070 megawatts de capacidade instalada, aproximadamente 40% da procura energética de Angola, com capacidade de produção total anual de 9 mil GWh.

Aproveitamento Hidrelétrico (AH) de Laúca. Crédito: Divulgação.

As estruturas que compõem o AH de Laúca são de grandes dimensões e fruto das tecnologias avançadas utilizadas e de uma engenharia eficiente capaz de desenvolver os melhores projetos e soluções mais adequadas. Para entender o gigantismo da obra, a barragem possui 1.070 metros de comprimento e 156 metros de altura e um lago artificial com 188 km quadrados de área. A central principal é 100% subterrânea e comporta seis geradores, cada um com 334 megawatts de capacidade.

A importância da obra e a qualidade de sua execução da OEC também foram reconhecidas pela revista Engineering News-Record (ENR) que, no ano de 2021, concedeu a Laúca o prêmio Global Best Projects, considerado o Oscar da engenharia mundial, na categoria Energia/Industrial.

Mão de obra

Laúca gerou mais de 10 mil empregos diretos e 53 mil indiretos, com 95% dos quadros formados por angolanos. O projeto comprometeu-se desde o início com a oferta de oportunidades aos quadros nacionais. 

Aproveitamento Hidrelétrico (AH) de Laúca. Crédito: Divulgação.

Para absorver o gigantismo das obras, a OEC construiu uma grande infraestrutura de apoio para acomodar os integrantes composta por alojamentos, complexo desportivo, centro médico, cine-teatro, agência bancária, supermercado, drogaria, ginásios e até um salão de beleza. No pico das obras, foram servidas mais de 29 mil refeições por dia no refeitório construído na região localizada nas províncias de Malanje e do Kwanza Norte.

Com a inauguração, a OEC contribui significativamente para a mudança na matriz energética de Angola, país dependente de petróleo, com uma fonte de energia limpa e sustentável. Segundo o governo local, com mais disponibilidade e segurança energética, o país segue rumo ao desenvolvimento social e econômico, mais atrativa aos investidores estrangeiros e mais capaz de apostar na educação e na criação de emprego.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL