Aneel abre audiência pública para leilão

By Juliana De Andrade14 December 2015

Uma licitação de energia será realizada em 5 de fevereiro e contratará empreendimentos que deverão começar a gerar energia daqui cinco anos (A-5), a partir de 1º de janeiro de 2021.

De acordo com a Aneel, poderão participar hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), eólicas e termelétricas movidas a carvão, biomassa e gás natural. Ao todo, 1.055 projetos foram cadastrados, a maioria (864) eólica. Os empreendimentos somam uma potência de 47,6 mil MW, dos quais 18 mil MW provenientes de térmicas a gás.

O leilão terá apenas seis hidrelétricas, que, juntas, somam 529 MW. Quatro delas ficam no Paraná e contam com estudo de viabilidade técnica: Ercilândia, Apertados, Telêmaco Borba e Santa Branca.

Haverá três modalidades de contrato. Para hidrelétricas e PCHs, os contratos serão feitos por quantidade e prazo de 30 anos. Para térmicas a carvão e biomassa, os contratos serão por disponibilidade e prazo de 25 anos. Para térmicas movidas a gás natural e eólicas, os contratos serão por disponibilidade e prazo de 20 anos.

De acordo com a proposta da Aneel, o risco de conexão dos empreendimentos ficará com o vendedor. A proposta ficará aberta em audiência pública entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL