Andrade Gutierrez tem nota de crédito rebaixada
By Fausto Oliveira22 January 2015
As consequências das investigações sobre a corrupção na Petrobras para as grandes construtoras do país se aprofundam. Após a OAS cair em inadimplência nos mercados internacionais, agora a Andrade Gutierrez teve sua nota de crédito rebaixada pela agência classificadora de risco Moody´s. A agência também pôs em perspectiva negativa a nota de crédito da maior empresa do ramo no Brasil, a Odebrecht.
A Andrade Gutierrez teve sua nota de crédito rebaixada de Ba1 para Ba2. Em suas justificativas para a atitude, a Moody´s esclareceu que ainda que a empreiteira esteja pouco exposta ao escândalo com a Petrobras (apenas 2,4% de seus projetos são com a empresa), ela também foi temporariamente bloqueada de assinar novos contratos com a estatal.
A empresa também está muito exposta a países onde há alto risco soberano nos mercados internacionais, como a Venezuela, onde a Andrade Gutierrez tem 33% de seus projetos em execução. Isso se refletiu na piora de sua nota de crédito na Moody´s.
A agência também pôs em perspectiva negativa a nota de crédito da Odebrecht, que continua sendo Baa3, o nível mais baixo do que é considerado “grau de investimento”. A classificadora de risco informou que a construtora Odebrecht está pouco exposta à Petrobras (1% de sua carteira de projetos), mas que algumas das subsidiárias do grupo tem mais negócios com a estatal, como a petroquímica Braskem.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

