Andrade Gutierrez tem nota de crédito rebaixada

By Fausto Oliveira22 January 2015

Andrade Gutierrez

Andrade Gutierrez

As consequências das investigações sobre a corrupção na Petrobras para as grandes construtoras do país se aprofundam. Após a OAS cair em inadimplência nos mercados internacionais, agora a Andrade Gutierrez teve sua nota de crédito rebaixada pela agência classificadora de risco Moody´s. A agência também pôs em perspectiva negativa a nota de crédito da maior empresa do ramo no Brasil, a Odebrecht.

A Andrade Gutierrez teve sua nota de crédito rebaixada de Ba1 para Ba2. Em suas justificativas para a atitude, a Moody´s esclareceu que ainda que a empreiteira esteja pouco exposta ao escândalo com a Petrobras (apenas 2,4% de seus projetos são com a empresa), ela também foi temporariamente bloqueada de assinar novos contratos com a estatal.

A empresa também está muito exposta a países onde há alto risco soberano nos mercados internacionais, como a Venezuela, onde a Andrade Gutierrez tem 33% de seus projetos em execução. Isso se refletiu na piora de sua nota de crédito na Moody´s.

A agência também pôs em perspectiva negativa a nota de crédito da Odebrecht, que continua sendo Baa3, o nível mais baixo do que é considerado “grau de investimento”. A classificadora de risco informou que a construtora Odebrecht está pouco exposta à Petrobras (1% de sua carteira de projetos), mas que algumas das subsidiárias do grupo tem mais negócios com a estatal, como a petroquímica Braskem.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL