Andrade Gutierrez foca no setor de mineração com parceria com Volvo e ACR

By Luciana Guimaraes30 May 2022

As empresas Andrade Gutierrez, Volvo e ACR uniram suas expertises em um projeto inédito nos setores de infraestrutura e automobilístico do Brasil: o Caminhão 4.ZERO, um protótipo inovador para operação nas áreas de construção pesada e mineração.

Caminhão 4.ZERO conta com alta tecnologia e será utilizado em grandes obras. Foto: Andrade Gutierrez

Pioneiro em precisão, tempo de resposta e segurança, o caminhão basculante é diferente de outros equipamentos não tripulados disponíveis atualmente no mercado, ao combinar um sistema de direção de alta tecnologia a uma mecânica integrada e conectada à rede inteligente. Na cabine de operação, o controlador pode comandar o equipamento a até 2 km de distância por meio de um rádio controle com acionamento por joystick.

O veículo é da Volvo e tem configuração de tração 6x4, com capacidade para 42 toneladas. Além da robustez, o Volvo FMX sai equipado com o sistema de direção VDS (Volvo Dynamic Steering), uma tecnologia que traz diversas funcionalidades. Já o rádio controle é desenvolvido pela HBC Radiomatic, empresa alemã líder mundial em sistemas de transmissão via rádio, comercializado exclusivamente pela ACR no Brasil.

A operação fica por conta da Andrade Gutierrez, que consolidou o projeto com as empresas parceiras para trazer mais segurança e qualidade em suas entregas nas áreas de mineração, como obras de descomissionamento de barragens, e de construção pesada.

Uso em obras de maior risco

O equipamento vai atuar em empreendimentos com maior risco à segurança em suas atividades e é importante para agilizar e qualificar entregas em projetos estratégicos para a economia do país, como descomissionamento de barreiras e escavações pesadas.

Uma das vantagens é que ele permite a alternância imediata entre operação tripulada ou remota, mantendo todas as funcionalidades e sem nenhuma necessidade de adequações mecânicas. No modo não tripulado, o caminhão só pode ser operado em áreas confinadas, sem pedestres.

Outra característica relevante é que o operador pode ajustar os modos de direção – rápida ou lenta – conforme a sensibilidade necessária. Além disso, a caixa de câmbio automatizada da Volvo (I-Shift) facilita a condução remota, aumenta a capacidade de tração e garante mais segurança.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL