Análise do setor de aluguel de equipamentos no Brasil: um olhar para setembro de 2023

O setor de aluguel de equipamentos de construção no Brasil passou por diversas oscilações ao longo dos anos, e setembro de 2023 não foi exceção.

O setor de aluguel de equipamentos de construção no Brasil passou por diversas oscilações ao longo dos anos, e setembro de 2023 não foi exceção. A Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC) realizou uma pesquisa que esclarece as percepções e experiências dos principais atores do setor. Através desta análise, você poderá explorar os dados fornecidos e compreender as tendências e possíveis implicações para o mercado nos próximos meses.

Comparação anual e mensal

Comparativamente a setembro de 2022, 57,6% dos inquiridos percecionaram que setembro de 2023 foi um mês melhor, enquanto 15,2% consideraram igual e 27,2% consideraram-no pior. Estes dados sugerem uma melhoria geral no sector, embora não universal, o que pode ser atribuído a uma variedade de factores, tais como a recuperação econômica, o investimento em projetos de construção ou mudanças nas políticas governamentais.

No entanto, ao comparar setembro de 2023 com agosto de 2023, as percepções foram mais confusas: 34% consideraram melhor, 33% iguais e 43% piores. Esta mudança na percepção mensal pode indicar volatilidade no mercado ou influência de fatores sazonais ou externos que afetaram as operações ou a demanda do setor.

Aquisição de clientes e ajustes de preços

Um aspecto positivo a destacar é que 72% dos participantes conquistaram mais clientes durante setembro de 2023.

Em relação à estrutura de preços, 70% dos entrevistados reajustaram sua tabela de preços. Este realinhamento poderá ser uma resposta a vários factores, como a inflação, o aumento dos custos operacionais ou uma estratégia para capitalizar a procura crescente.

Investimentos futuros

Olhando para o futuro, 56,5% dos inquiridos pretendem adquirir mais equipamentos nos próximos três meses. Esta intenção de investimento sugere um otimismo cauteloso no setor, possivelmente impulsionado pela aquisição de novos clientes e pela adaptabilidade nas suas estratégias de preços.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL