Ampliação de pista no Aeroporto de Linhares impulsionará economia

Município com o maior litoral do Espírito Santo e uma indústria pujante, Linhares deve se consolidar como destino de negócios a partir da renovação de seu aeroporto.

Governo ES Governo do ES conclui obras da Pista do Aeroporto Regional de Linhares - Governo ES. Foto: Governo ES

O aeródromo da cidade teve sua pista de pouso e decolagens ampliada, ficando com 1.860 metros de extensão, o que permite a movimentação no local de aeronaves como o Boeing 757/200 – modelo que comporta até 239 passageiros em uma única classe. A homologação da nova pista pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ocorreu no último dia 21.

O aeroporto recebeu R$ 29.881.936,23 em melhorias para ampliar sua capacidade operacional e níveis de serviços, sendo R$ 18 milhões recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). O restante da verba corresponde à contrapartida do Executivo estadual, conforme previsto em convênio firmado em 2011 com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (MInfra).

As intervenções contemplaram construção e sinalização luminosa das novas pistas de pouso/decolagem e de táxi; melhoramento da pista de táxi já existente (B) e sinalização horizontal. Concluídas as obras, faltava a homologação da nova estrutura pela Anac, última etapa a ser cumprida no convênio. Com a homologação, o terminal aéreo está apto a executar operações diurna e noturna de voos VRF (Visual Flight Rules) e turboélice, bem como de aviões de maior porte, como o Boeing 757/200.

Motor de desenvolvimento

Na avaliação do Governo Federal, as melhorias ampliam a atratividade de voos para município de Linhares, tanto para a atividade turística como para dar suporte logístico às indústrias e empresas da região Norte do Espírito Santo. Ou seja, trata-se de investimento estratégico, que contribuirá com o desenvolvimento regional e o dinamismo econômico, gerando emprego e renda.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL