América Central prepara rede elétrica compartilhada

17 August 2011

Centroamérica: red eléctrica compartida

Centroamérica: red eléctrica compartida

A América Central prepara o início de operações de uma rede de energia compartilhada que reduzirá caras importações de cru e colocará a região em desenvolvimento na frente da Europa, em termos de integração energética.

A longamente planejada rede de torres, subestações e uma linha de 1.800 quilômetros, que une seis nações no istmo, apresenta um avanço de 88% e espera-se que entre em funcionamento a meados de 2012, disse o diretor do projeto.

"Realmente será o projeto de integração regional mais importante (...) a nível mundial", disse José Enrique Martínez, gerente geral da Empresa Propietaria de la Red (EPR). A companhia supervisa o projeto conhecido como Siepac.

A EPR constrói a rede regional conectada a sistemas locais de El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica y Panamá, enquanto que uma agência liderada por um conselho de membros de cada país operará a linha. O menor país da região, Belize, não está no projeto.

Todos os governos aprovaram um tratado para criar um mercado único de energia regional com um regulador conjunto, para que as empresas possam comprar eletricidade de qualquer parte da região.

A rede Siepac, de US$494 milhões, reduzirá os custos de geração em até 20%, segundo estudos elaborados pelos planificadores do projeto. Os fundos provêm de governos, instituições internacionais e empresas privadas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL