Alguns benefícios da hidrodemolição

14 May 2020

Aquajet_hydrodemolition

A hidrodemolição é uma técnica usada na remoção de concreto superficial deteriorado, usada em pontes, pistas de aeroporto e edifícios. 

A chuva ácida, os sais e o desgaste normal causam estragos no concreto ao longo do tempo. Devido a que a construção nova nem sempre é a melhor solução, as empreiteiras geralmente confiam em processos para eliminar o concreto deteriorado e criar uma superfície adequada na qual o novo concreto possa aderir com facilidade.

Mas os métodos tradicionais de remoção do concreto velho demandam horas de trabalho manual, usando vários equipamentos manuais de jato de água ou ferramentas pneumáticas manuais. Para reduzir as lesões e aumentar a eficiência, as empresas recorrem cada vez mais à hidrodemolição para dar conta destes trabalhos de reabilitação do concreto.

A hidrodemolição usa jatos de água em alta pressão, cuja potência chega a 40.000 psi, manipulados por um robô automatizado, e elimina camadas superficiais de concreto deteriorado. A água a alta pressão excede a resistência do concreto para alargar os poros e micro fissuras existentes, rompendo-as de maneira controlada.

Cinco vanagens da hidrodemolição:

1. Vinculação superior

As técnicas alternativas, como os rompedores manuais, tendem a deixar camadas de poeira e concreto danificado com pequenas fissuras que podem ter até 25 milímetros, no concreto residual. Como resultado, a adesão do novo concreto pode ficar comprometida.

A hidrodemolição, por outro lado, deixa uma superfície irregular e áspera depois de eliminar a camada inicial de concreto. Ficou demonstrado que este perfil “escarpado” confere melhor capacidade de adesão. Os testes de extração independentes demonstraram que a força de união dos robôs de hidrodemolição é muito maior do que a obtida com um martelo rompedor pneumático ou método mecânico. O estresse de falha médio no uso de hidrodemolição robótica pode ser de mais de 2 Mpa.

Aquajet_hydrodemolition2

Em comparação aos martelos rompedores, a hidrodemolição é um processo livre de impacto.

2. Maior vida útil da estrutura

Em comparação com os martelos pneumáticos, a hidrodemolição é um processo livre de impacto, o que elimina as vibrações que causam as microfraturas, ou seja, minúsculas fissuras no concreto sólido que danificam significativamente a integridade da estrutura.

As ferramentas pneumáticas de mão e as fresadoras também deixam as barras de reforço danificadas e suscetíveis de oxidação. Embora os jatos de água da hidrodemolição sejam devastadores para o concreto, não danificam os vergalhões de aço. Inclusive, a alta pressão da água elimina os óxidos e as incrustações, deixando o aço limpo e intacto.

Esta combinação de benefícios produz reparações que duram até três vezes mais. O Instituto Sueco de Pesquisa sobre Cimento e Concreto (CBI) determinou uma esperança de vida de reparação de 21 a 35 anos com robôs de hidrodemolição, em comparação com 7 a 12 anos, usando-se métodos tradicionais.

3. Melhor produtividade

O jato de água a alta pressão elimina o concreto ao alargar os poros e as microfissuras existentes na estrutura corroída. Este processo é mais eficiente do que os métodos mecânicos, o que permite ao usuário completar os trabalhos mais rapidamente e até 25 vezes mais rápido do que com os rompedores manuais.

Um operador geralmente controla a máquina e pode completar tarefas de remoção de concreto tão rápido quanto – ou mesmo mais rápido – que vários trabalhadores. Por exemplo, alguns robôs de hidrodemolição podem eliminar até 74 metros quadrados de concreto superficial de uma ponte a uma profundidade de dez centímetros por hora, uma fração do que seria caso se aplicasse um grupo de trabalhadores com martelos rompedores portáteis.

Além disso, a natureza compacta dos robôs de hidrodemolição lhes permite chegar a espaços reduzidos e confinados. Várias características de design e acessórios adicionais também permitem trabalhar em qualquer superfície vertical, curva ou horizontal. Isto aumenta enormemente a produtividade e reduz a quantidade de ferramentas necessárias num canteiro de obras.

4. Menos mão de obra e mais segurança

Aquajet_hydrodemolition3

Os robôs permitem aos operadores manter uma distância em relação ao serviço, o que aumenta sua segurança e reduz riscos de processos trabalhistas.

As unidades de hidrodemolição requerem menos mão de obra e causam menos lesões do que outros métodos, como martelos e equipamentos portáteis de jatos de água.

Os robôs de hidrodemolição permitem aos operadores monitorar o seu trabalho a uma distância segura de riscos físicos, como pedaços de escombro que se desprendem e o pó proveniente do rompimento.

A combinação de alta precisão, volume de água e movimentos precisos controlados por robô cria um sistema potente e eficiente que permite aos operadores adotar um enfoque direto. Isso elimina a fadiga e as lesões de longo prazo, como o dano aos nervos e a síndrome de vibração mão-braço, comum ao equipamento portátil. Estas lesões podem dar lugar a reclamações trabalhistas no futuro, e podem encarecer os seguros da empresa.

5. Menos interferência

Finalmente, a hidrodemolição oferece uma solução mais silenciosa para ambientes urbanos.

Os robôs de hidrodemolição geralmente produzem menos ruído do que uma ferramenta pneumática de mão, e o som está limitado pelo capô da máquina. A operação mais silenciosa permite às empresas trabalhar em áreas residenciais.

AQJ_HydrodemolitionInfographic

A hidrodemolição continua crescendo em popularidade entre as empresas, as partes interessadas dos projetos e as agências governamentais de todo o mundo. A capacidade das máquinas para resolver projetos em tempo recorde, ao mesmo tempo em que melhoram a segurança do trabalho, é atrativa para aqueles que buscam formas de acelerar a eliminação de concreto superficial podre e aumentar o ROI.

Sobre o Autor

Roger Simonsson, com mais de 30 anos de experiência no setor, é o CEO da Aquajet.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL